costa de gusmão

A questão poderia ser colocada como se fosse o “Quem quer ser milionário?”! E o Malato perguntaria: “A quem é atribuída a frase:«Melhor ser Rainha por um dia, que Duquesa toda a vida»?”. Não seria preciso aparecerem quatro hipóteses, bastariam duas: “A) Luísa Maria Francisca de Gusmão e Sandoval, Duquesa de Bragança e 28.ª Rainha de Portugal. B) António Luís Santos da Costa, 8.º Secretário-geral do Partido Socialista e eventual 119.º Primeiro-ministro de Portugal.”

Se perguntarem a um político: ‘Prefere ficar conhecido na história do seu país por ter sido primeiro-ministro durante um mês ou por ser um usurpador que acabou por perder umas eleições que todos achavam que ganharia’, a resposta é óbvia. Não é? Não percebo por que razão há quem estranhe que, efectivamente, o acordo entre o PS e o PCP e o BE não é bluff e é mesmo possível que venha a dar origem a um Governo.
Costa vai ter a oportunidade de demonstrar que afinal não falhou no domingo, e que até vai poder ser primeiro-ministro. E claro que ele acha que vai ser um bom primeiro-ministro.
QUEM FARIA DE MANEIRA DIFERENTE QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA!

Quando a vontade não existe, não há nada que se possa fazer. O PCP pode ajudar Costa a ser primeiro-ministro… e o PCP tem vontade que Costa seja PM… e Costa gostava muito de ser PM… nem que fosse por meio-ano, ou meio-dia… então a reunião PS/PCP foi bastante conclusiva…
O PSD/CDS não fará de Costa PM, e Costa não tem nada a ganhar se permitir a Passos ser PM… Passos precisa de Costa, mas sabe que ele não tem vontade de ajudar, que pode estar a prazo, e que um Governo PS/PCP/BE pode ser a sorte grande para Passos conseguir uma maioria absolutíssima dentro de pouco tempo… então a reunião PS/PSD-CDS foi inconclusiva… Compreende-se!