O Campeão

1979

Um filme de Franco Zeffirelli, com Jon Voight, Faye Dunaway, Ricky Schroder, entre outros.

Há poucos dias deu uma reportagem na SIC sobre o fim dos videoclubes. Um negócio que glorioso tempo dos VHS teve o seu esplendor, que sobreviveu aos DVD, mas que agora, com a Televisão por Cabo e com os filmes pagos através dela, acabou por se reduzir a uma memória com um ou outro resistente. Esta reportagem trouxe-me à memória um tempo em que ir a Águeda buscar um filme ao videoclube era um dia de festa. E lembro-me de ver os Rockys todos e todas as Academias de Polícia… mas há uma memória muito especial de me ter emocionado (talvez pela primeira vez) com um filme que contava a história triste do menino que perde o pai no ringue.

Lembro-me de estarmos numa noite de verão, deitados no chão da nossa casa antiga, na ladeira de Sernadelo (hoje com o nome Alvaro Pedro) e de ver este filme…

Não sei porquê, mas lembro-me, associado a este episódio da minha infância – teria certamente menos de 10 anos – de na RTP e na RTP2 aparecer uma cruzinha num dos cantos superiores a informar os telespectadores de que no outro canal estaria a começar um novo programa…