[2546.] ao #15852.º

Alertado pelo Facebook – confesso a minha culpa – percebi hoje que duas pessoas que muito estimo, que muito admiro e com quem aprendi muito (e de quem tenho muitas saudades) nasceram no mesmo dia 19 de agosto de 1945. Falo do Padre Abílio Simões e do Mário Fernandes Oliveira. Ambos completariam hoje 77 anos de vida.
Não me lembro se alguma vez os vi juntos. E dificilmente, à primeira vista, encontraria tantas semelhanças e proximidades como as que a falta e a saudade, obrigando à recordação, hoje me assolam.

abilio e mario 1
Duas pessoas que amavam profundamente o Conhecimento, a Cultura, a Verdade, a Ética e a Justiça. Talvez amassem estes valores, ambos e em conjunto, como não conheço mais ninguém. Dois homens extraordinários, humildes, ávidos de certezas e apaixonados por uma boa peleia.

abilio e mario 2
Nunca me lembraria de os ver juntos, mas hoje não me sai da cabeça a imagem de os imaginar aos dois, no Céu, lado a lado, com a cabeça enfiada num jornal… Com Deus a perguntar o que vem a ser isto e o São Pedro a encolher os ombros e dizer: ‘Eles são assim! Não obedecem a ninguém!’

abilio e mario 3

Saudades.
22.231