Em 26 de Novembro de 1974 dá-se a assinatura do ‘Acordo de Argel’ que conclui as negociações entre o Governo provisório Português e o Movimento de Libertação de São Tomé e Principe com vista à independência do arquipelago, em 12 de Julho de 1975.

Representantes do MLSTP, liderados por Miguel Trovoada, secretário para as Relações Exteriores do movimento, e do Governo Português, comitiva chefiada por Almeida Santos, Ministro de Administração Interna, reuniram-se na capital da Argélia, no norte de Africa, de 23 a 26 de Novembro, com vista a ultimar as negociações sobre o futuro de São Tomé.
Em consequência do Acordo de Argel foi estabelecido em S.Tomé e Príncipe um Governo de Transição, que deveria assegurar a direcção do país até 12 de Julho de 1975, data estabelecida no acordo de Argel para a Independência Nacional. O Governo de Transição iniciou as suas actividades em 21 de Dezembro de 1974 e dele faziam parte santomenses e portugueses. Terminado o período de transição todos os poderes seriam transferidos ao MLSTP.