é dia de

SÃO BENTO

Foi decretado Padroeiro da Europa em 1964. Bento de Núrsia no século V foi o fundador das Ordem dos monges Beneditinos, e o redactor da ordem de são Bento que, depois, servirá de base a todas as ordens monásticas. Os mosteiros, e os dos beneditinos em especial, acabaram por ser um elemento fundamental e fundador daquilo que hoje consideramos Europa. Centros de cultura, de conhecimento, de culto do saber, os mosteiros foram pilares do porto seguro que a tradição judaico-cristã conseguiu consolidar na Europa.
Na iconografia, São Bento é retratado como um homem velho, vestido de negro (o hábito beneditino) com um báculo (sinal do poder do pastor), com uma mitra na cabeça (sinal do poder episcopal), com um livro e um cálice. Nalgumas representações tem também junto a ele um corvo ou uma serpente.
Na Vacariça, no concelho da Mealhada, no século X, há mais de mil anos, existia um Mosteiro de São Vicente da Vacariça, bubulense e de obediência beneditina. São Bento é, ainda hoje, orago na freguesia da Vacariça.