é dia de
NOSSA SENHORA DO CARMO
A história da Ordem Carmelita é muito interessante. Reza a tradição que o Profeta Elias fundou no Monte Carmelo, no Líbano, num jardim, um local onde esteve o resto da sua vida eremítica. O Profeta Elias foi um precursor do anúncio da vinda do Messias. Mais tarde, nesse mesmo monte, os cruzados decidiram criar ali um mosteiro e dar inicio à ordem carmelita, sempre declarando que a ordem teria tido origem em Elias. Seria, portanto, uma ordem cristã, nascida antes de Cristo. Esse primeiro mosteiro foi dedicado à Virgem Maria, tomando o nome de Nossa Senhora do Monte Carmelo ou do Carmo.

Na iconografia, Nossa Senhora do Carmo é retratada como uma mulher, coroada, vestida com o hábito castanho, com o Menino Jesus, coroado, ao colo. Na mão tem vários escapulários (o pedaço de pano que os monges e as monjas têm sobre os ombros), sinal da obediência monástica.
No Bussaco, no concelho da Mealhada, no século XVI, os carmelitas fundaram um deserto ermitico com um Convento. Como não podia deixar de ser Nossa Senhora do Carmo tem lá uma imagem, venerada, em lugar de destaque.