é dia do 144.º aniversário do nascimento de

António José de Almeida,

sexto presidente da República Portuguesa.
É, ainda, Feriado Municipal em Penacova.

Em ano de centenário da República foi particularmente interessante a homenagem do Municipio de Penacova à sua figura mais importante. António José de Almeida, o sexto presidente da República Portuguesa e o único a levar o seu mandato até ao fim, nasceu em Vale da Vinha, na freguesia de Farinha Podre – que hoje se chama São Pedro de Alva – em 17 de Julho de 1866.
O professor Reis Torgal, que participou nas homenagens não teve pudor em dizer que António José de Almeida foi o presidente, o melhor presidente da Primeira República. E eu acredito que seja verdade.
O homem teve um percurso de vida muito interessante, antes de chegar ao lugar de ministro, de primeiro-ministro e, depois, de Presidente da República. Foi um cidadão exemplar e levou a cruz a bom porto.
A tónica dos discursos dos autarcas penacovenses foi dada no sentido de a casa onde nasceu (nas fotos), hoje praticamente em ruína, ser recuperada e transformada em Casa Museu. A ideia parece ser optima, e o problema é muito mais de entendimento entre os herdeiros do que de dinheiro para o projecto se concretizar.
Manuel Teixeira Gomes, em Faro, e Teofilo Braga, no Minho, já têm casas-museu. António José de Almeida, em Vale da Vinha, e pelo que disse Reis Torgal, por maioria de razão, também merecia. Que maneira extraordinária essa de celebrar o centenário da República.