é o DIA NACIONAL DE
TIMOR-LESTE
+
Em Agosto de 1975 o exército português abandonou a ilha de Timor-Leste, passando o poder à FRETILIN (Frente Revolucionária de Timor-Leste), cujos dirigentes proclamaram a independência e a República Democrática de Timor-Leste, em 28 de Novembro de 1975.
Em 7 de Dezembro, o general Suharto, presidente da Indonésia, mandou tropas do exército invadirem a ilha. Só em 20 de Maio de 2002 é que Timor voltaria a ser uma Nação independente.
__________________________________
é o DIA NACIONAL DO
PANAMÁ
+
A região onde hoje é Panamá (América Central Continental) declarou a sua independência da Espanha em 28 de Novembro de 1821, como ‘Grã-Colômbia’. O dia ficou conhecido como ‘Dia da Inauguração’. O Estado do Panamá tornar-se-ia uma república independente apenas em 1903, altura em que se torna um protectorado americano. O país sempre viveu com ditaduras e ocupações americanas, sendo dos mais instáveis do mundo.
__________________________________
é o DIA NACIONAL DA
MAURITÂNIA

+

A Mauritânia (África) tornou-se um país independente da França, em 28 de Novembro de 1960, apesar da oposição da Liga Arabe e dos seus vizinhos marroquinos.
O país é hoje uma República Islâmica pertencente à Liga Arabe.
_______________________________________

é o DIA NACIONAL DA

ALBÂNIA
+
Em 28 de Novembro de 1912 foi proclamada a independência da Albânia (Europa). Esta independência põe um ponto final na dominação turca, do Império Otomano, desde 1478, concluída a Primeira Guerra dos Balcânica. A Albânia ainda viria a ser ocupada pela Itália, na II Guerra Mundial.