A Igreja Católica editou – em Portugal através da PAULUS Editora – o YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica. YOUCAT é a abreviatura de Youth Catechism (Catecismo Jovem), um livro pensado, fundamentalmente, para os jovens, com uma linguagem apropriada, com muitas imagens e textos complementares, sendo que a sua a estrutura básica é semelhante à do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, num esquema de pergunta-resposta.

YOUCAT foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião sob a tutela do cardeal Christoph Schönborn. Foi examinado pela Congregação para a Doutrina da Fé e goza do apoio da Congregação para o Clero e do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. A edição portuguesa tem o imprimatur do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

YOUCAT é o Catecismo Jovem oficial das Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid e foi lançado simultaneamente em 10 línguas diferentes. O Papa Bento XVI contribuiu com o prefácio no qual recomenda fortemente a leitura do Catecismo e a versão portuguesa conta ainda com posfácio do Cardeal-Patriarca D. José Policarpo.

Nas suas palavras, o YOUCAT é um instrumento para «levar os jovens, numa linguagem mais compreensível, a aprofundar a Fé da Igreja, lendo de novo e de maneira nova, o Catecismo da Igreja Católica. É o reconhecimento claro de que há uma cultura jovem, onde as novas linguagens exercem importância decisiva.(…) E evangelizar os jovens é ajudá-los a mergulhar nesse tesouro preciso da fé da Igreja. Aderir a ela é muito mais grandioso e apaixonante do que uma fé individual, ao sabor de uma liberdade mal compreendida. O nosso mundo actual, na nova era da globalização, corre o risco de se tornar numa “cacofonia” de teorias, de visões da vida, de propostas éticas. Só a fé da Igreja, com a grandeza de uma Tradição, ajudará os jovens, sem se negarem ao confronto com esse universo apaixonante, construírem solidamente a sua identidade cristã. Só aí eles poderão alicerçar solidamente a sua busca da verdade, a generosidade do amor e o desejo de fidelidade.»

A edição portuguesa teve lugar ontem, 13 de abril, em Lisboa, numa sessão presidida pelo Cardeal-Patriarca D. José Policarpo, com a presença de Pe. Pablo Lima, director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e do professor Marcelo Rebelo de Sousa.

________________________________