O papa Bergoglio entendeu adoptar o nome de Francisco. Já elucidou que se trata de uma evocação a São Francisco de Assis, padroeiro de Itália, patrono dos pobres, príncipe da Paz, o do louvor à Criação como obra divina.
Já aqui [1584.] nos debruçámos sobre a opinião de que o legado do ‘pobrezinho de Assis’ parece ser completamente contraditório ao ambiente que envolve o papado. Será, então, possível a um Papa cumprir o legado de Francisco?
Só o tempo o dirá, naturalmente. Mas a tarefa não será fácil.

Segundo a história, Jesus terá pedido a Francisco de Assis: “Reconstroi a minha Igreja!”. Toda a missão de Francisco de Assis assentou no cumprimento dessa missão. Na prática, pede-se ao Papa Francisco que reconstrua a Igreja, também ele, mas no sentido daquilo que João Paulo II dizia ser a Igreja do Terceiro Milénio.

Do lado de fora do conclave e das congregações anteriores à reunião, do lado de cá do extra omnes, colocávamos a tónica da mudança na esperança de um pontifice que resolvesse o problema da Pedofilia no seio da Igreja, que colocasse em discussão a ordenação de mulheres, que repensasse a inclusão de todos no seio da Igreja Mãe: homossexuais, recasados, doentes, não como os pecadores – para quem Deus mandou o filho – mas como filhos.

O conclave não considerou assim. Foi buscar um papa ao “outro lado do mundo”, mas ao centro do (Novo) mundo católico – que hoje está na América Latina – à Teologia da Libertação, à Argentina (que viveu uma crise económica horrível há pouco mais de uma década) e trouxe-o para se sentar na cadeira de Pedro. Ele trouxe o Amor aos pobres, o combate à ostentação, a clareza das palavras de Verdade, sem a Teologia da Gregoriana, no improviso das homilias, na simplicidade do testemunho. Simplesmente Francisco, parece querer ser o papa que tem o aspecto de avô carinhoso de João XXIII e o sorriso simpático de João Paulo I e de João Paulo II. Será que a pobreza é o combate que precede os temas que ansiávamos?
 
A Igreja dos homens estava à espera de um Papa mais jovem. O nome do junior Tagle, por exemplo, com 55 anos, parecia ser preferido. Não se estava à espera que o conclave escolhesse um homem ainda mais velho do que Ratzinger era quando se tornou Papa. Há quem diga que Bergoglio chega com oito anos de atraso… Não se espera que Bergoglio faça um pontificado longo, mas João XXIII teve menos de cinco anos na cadeira de Pedro e escreveu oito encíclicas – duas delas fundamentais – e convocou um concílio. Ou seja, não será o tempo de pontificado que vai determinar se este será ou não, apenas, um papa de transição. Os primeiros sinais dizem exactamente o contrário.
 
Francisco poderá, mesmo, reconstruir a Igreja. Está nas mãos dele, e ele sabe que tem o apoio do povo de Deus, que já se apaixonou pela sua simpatia. Dando como certas as suspeições do alegado relatório que terá obrigado Bento XVI a resignar, os inimigos da Verdade e da vontade do Papa poderão mesmo estar na Curia, na cidade do Vaticano, e isso só fará pensar que a tarefa de Francisco poderá ser hercúlea ou mesmo impossível. Terá ele a capacidade de conseguir reconhecer os bons e os maus? Terá ele a capacidade de destronar os lobbis, de destruir os vícios, de desmantelar as redes que poderão estar a encobrir os males, e a implodir a Igreja Universal?

Terá o Papa Francisco a capacidade de devolver a Igreja aos pobres, de ser “a Igreja pobre dos pobres”? De deixar de ter a ostentação e luxo que levou Franscisco de Assis a ir para a pocilga pregar aos porcos? A Igreja dos que sofrem, a igreja dos que têm fome e não têm dinheiro para ofertórios, peditórios, contributos e côngruas, dos injustiçados, das vítimas, dos que falharam nos seus projectos de vida, dos que vivem a frustração, dos que vivem a depressão, dos que estão abandonados, dos que não têm esperança… essa Igreja precisa de uma casa, precisa de um rosto, que poderá ser um líder demagógico – de um Hitler – ou poderá ser um Papa inteligente e simples. 

Esperemos que Francisco não seja uma impossibilidade. 
______________________