α
PORTUGALIDADE
 – Ontem, num programa da RTP1, daqueles sobre Portugalidade – óptimos para a auto-estima – ouvi a Catarina Portas, meia-irmã dos irmãos Portas (agora convertida em comerciante de marcas do mercado da saudade, em gourmet chique) a dizer que a imagem que mais (ou melhor) lhe sugeria a identidade dos portugueses era a andorinha.
E explicava: A andorinha é pequenina, é resistente, é persistente, gosta de viajar (é andarilha), gosta de África (passa lá o Inverno… e como dizia um grande amigo há uns dias: Só em África nos sentimos portugueses!). É melancólica (de luto como cantava a Amália), é engenhosa, criativa (com os seus ninhos de barro nos nossos beirais), adapta-se, convive bem em bando e com os outros.

Acho que tem razão, a Catarina. Os portugueses são andorinhas. E passei o dia a pensar nisso, e não quão poética é essa imagem. Os portugueses andarilhos ou os portugueses andorinhas…
A Assembleia da República decretou em janeiro de 2012 o Sobreiro como árvore nacional. Uma pesquisa wikipédica diz-se que o animal nacional de Portugal é o galo (deve ser por causa do de Barcelos), e do França não é o galo, mas o sapo… e a andorinha é o animal nacional da Estónia! Mas não há dúvida nenhuma que andorinha podia bem ser a imagem dos portugueses.

β
“The End”
– Faleceu, aos 106 anos, o Senhor Manoel de Oliveira. Faleceu, aos 82, o Professor Silva Lopes. Um é efectivamente uma das figuras máximas da cultura portuguesa. Outro o “economista gentil”, o “melhor”, como dizem alguns. Partiram duas andorinha das mais importantes. Confesso que não consigo ver os filmes de Manoel de Oliveira. Aborreço-me. Podem ser obras primas. Podem, mas os últimos filmes dele já não me parecem acrescentar nada. Pode ir para o Panteão, não me parece mal. O Professor Silva Lopes era um senhor, nunca me aborreceu…γ
FOGO
– Horas animadas no nordeste do distrito de Aveiro. Arde em Sever do Vouga, Arouca e Albergaria. Os nossos bombeiros estão lá, e nós com eles. Força aos bombeiros e aos dirigentes de lá. Estamos disponíveis (como sempre) para ajudar. Os fogos lá, assustam!