Catalunya

 

Ontem houve eleições na Catalunha. Eleições autonómicas – para o parlamento catalão, que compõe, depois, o Governo, a Generalitat. Mais do que escolher os representantes para o próximo mandato político regional, o que estava em causa era, a três meses das eleições gerais do Governo do Reino de Espanha, era sondar os catalães para saber se querem ser independentes ou não.

E a resposta dos Catalães foi notória – 80% de participação – mas imperceptível…

Mas todos gritam “Hem guanyat!” (ganhámos)… e a mim parece-me que não há vencedores.

Os partidos independentistas – ou as coligações soberantistas, melhor dizendo – ganharam mais lugares no parlamento e por isso têm um mandato para governar e para se sentar à mesa das negociações para exigir mais autonomia para a Catalunha… Mas a verdade é que o número total de votos nos independentistas é inferior ao número de votos nos que preferem a Catalunha como região de Espanha… Ou seja, se ontem tivesse havido um referendo Independência Sim ou Não, tinha ganho o não.

Ninguém pode dizer que ganhou… Uns porque não ganharam para governar, outros porque não tiveram o resultado que queriam para a proclamação unilateral de independência…

Parece-me que ganhou a Catalunha, que arranjou uma maneira de numa guerra fraticida ficarem os dois contentes e convencidos que ganharam, mas obrigados a negociar, e a perceber que não tendo a razão toda, alguma coisa vai ter de mudar.