legislativas2015noticia

 

Faltam 29 dias para sabermos o resultado das Eleições Legislativas. Trata-se, provavelmente, da ultima oportunidade para arriscar um prognóstico. Sim, daqueles antes do jogo…

Pois bem, parece-me que o resultado vai ser o seguinte:

Uma maioria relativa da Coligação ‘Portugal à Frente’. Acredito que se o Partido Socialista fosse a preferência dos portugueses, já tinha descolado nas sondagens…

O Bloco de Esquerda vai perder deputados, o Partido Comunista Português (e da CDU, naturalmente) vai reforçar a sua posição e vai aumentar o número de deputados. Os pequenos partidos ficarão todos à porta – Livre, AGIR, PDR fica tudo pelos ‘Passos Perdidos’. Por pouco, o somatório dos deputados do PS e do PCP poderão ser mais do que os do PSD e CDS, mas a dificuldade em chegar a um entendimento à esquerda (e alguma pressa do Chefe de Estado) fará com que Cavaco dê posse a Passos Coelho como primeiro-ministro.

Não haverá demissões nas lideranças partidárias e António Costa ficará com a possibilidade de derrubar o Governo na Primavera, se se entender com o PCP, mas entretanto abster-se-á no Orçamento e no Programa de Governo, em Dezembro. O PCP poderá ajudar a fazer cair o Governo, mas não se disponibilizará a formar Governo com o PS, e nenhuma das outras formações políticas darão aos socialistas o número de cadeiras que ele precisará. Se o PS cometer o erro do PRD em 1987 (fazendo cair o Governo) a Coligação, em nome da estabilidade, reforça a maioria e Costa vê São Bento por um canudo.

As eleições presidenciais em Janeiro de 2016 e a sua posse em Março farão com que até essa altura tudo se mantenha em suspense. Ou seja, o próximo Presidente da República será o fiel da balança durante o ano de 2016. Se a coligação se portar bem, pode ser que o governo dure até à discussão do Orçamento Geral do Estado de 2017. A partir daí já não consigo prognosticar.

Se Passos Coelho for primeiro-ministro, Rui Rio candidata-se a Belém e ganha – contra Marcelo, Belém e Nóvoa. Se o meu prognóstico estiver errado e Costa for primeiro-ministro, Rio avança para a liderança do PSD e Marcelo será Presidente da República – o que ainda vai piorar o pior dos cenários de instabilidade.

Penso eu de que…