LINGUA03

Ontem, para comemorar, fomos jantar ao LÍNGUA – Restaurante Lusófono, um espaço pequenino e aberto há relativamente pouco tempo, em Coimbra, no Beco do Fanado, numa das ligações entre o Terreiro da Erva e a Rua da Sofia. O espaço é, efectivamente, pequeno, mas isso também pode ser uma vantagem.

A decoração do espaço é interessante e o atendimento é esforçado. Fomos bem atendidos, foram atenciosos, e procuraram ser simpáticos… Quem me conhece sabe que isso, comigo, pode ser perigoso… Mas tirando um pormenorzinho de nada – de tratarem um dos convivas por tu… – safaram-se nesse capítulo.

De entrada comemos “palmito” e “camarões com leite de coco”. Estavam muito bons. Acompanhámos com “caipirinha”, forte, e uma “sangria de vinho branco”, com frutos (também) tropicais, que estava interessante. As entradas, no Língua, são denominadas “Mata-bicho”, o que acaba por ser uma imprecisão, dado que em África, Mata-bicho é o pequeno-almoço.

De seguida comemos “Muamba de Galinha”, “Frango com Amendoim” e “Caril de Gambas com Leite de Coco”. A Muamba estava deliciosa, praticamente divina. Não tenho muita experiência neste prato, mas a verdade é que estava deliciosa. O “Frango com Amendoim” estava interessante, só provei, mas pareceu-me bem. O “Caril de Gambas” também só mereceu prova, mas também estava delicioso.

Convenhamos que não há – talvez apenas na culinária portuguesa e brasileira – uma grande tradicção de sobremesas na Lusofonia… O “Quindim de Manga”, “Banana com Leite Condensado” e “Bolo da Terra com Banana” foram as escolas para a sobremesa. Não convenceram. E foi pena.

Quanto ao conjunto global. Certamente voltaremos, e para já a classificação estaria nos 16 valores.

Voltaremos.

LINGUA01

Nota – As fotos são do Facebook do Restaurante. Não tirámos fotos.