4.
Sempre achei um piadão os políticos ingleses usarem uma florzinha na lapela. Descobri ontem, ao ler o artigo de Miguel Monjardino na revista SÁBADO que afinal não são só os ingleses, mas também os franceses, os americanos e os canadianos. Descobri também que não é sempre. É só entre 1 e 11 de Novembro e que se trata de uma espécie de um memorial agregado a um fund raising da Legião Brtitânica de Antigos Combatentes.(5.)
Segundo a pesquisa que fiz, este símbolo tem a ver com o poema de John McCrae, In Flanders Fields, (6.) sobre as vítimas da Primeira Guerra Mundial.
É um bonito gesto.
Porquê até 11 de Novembro? Segundo eles dizem, a I Guerra Mundial terá terminado às 11 horas do dia 11 de Novembro de 1918.
Miguel Monjardino, no seu texto lamenta: “A aparição destas papoilas nas lapelas (…) causa alguma perplexidade em Portugal (Apanhou-me). É pena que este distanciamento nacional em relação à papoila exista. Mas não é só por razões históricas(…). Ela é também importante e actual do ponto de vista político (…)“. No final do seu texto o professor da Universidade Católica afirma: “Por todas estas razões, a papoila, a flor da recordação do relacionamento de uma sociedade com os seus militares, devia ser mais popular em Portugal. Afinal de contas, as tropas portuguesas combateram e morreram na I Guerra Mundial. Ninguém diria, eu sei. Portugal é um país onde a amnésia histórica tem cada vez mais adeptos praticantes (o professor deve conhecer algum adepto não praticante).” E termina: “Por isso mesmo, nos próximos dias vale mesmo a pena usar uma papoila em memória daqueles que combateram ou combatem em nosso nome”.
Já agora pergunto, quando é que começamos a recordar, também, os mortos na (só nossa?) Guerra Colonial?