Confesso que fiquei completamente escandalizado com a Grande Reportagem que a SIC passou ontem à noite. O cemitério onde estão os soldados portugueses mortos na Guerra do Ultramar, em Mueda – no norte de Moçambique -, está completamente abandonado, cheio de capim e árvores.

Fiquei horrorizado com a informação e completamente solidário com a estupefacção dos familiares dos três soldados citados ao verem o local onde estão os seus entes queridos sepultados (abanonados).

Na nossa cultura ocidental, o culto dos mortos é muito importante. Acima de tudo para os vivos que têm de prosseguir a sua vida, fazendo o seu luto para que tudo regresse à normalidade. Saber que os seus familiares estão sepultados naquelas condições é dramático, mesmo que já tenham passado quatro décadas.

Não me sai da cabeça a interrogação dos irmãos de um deles: “O nosso irmão está nesse sítio?”. “Se o levaram para lá, tinham obrigação de o ter trazido!”, responde outro.

E é verdade! Seja o Estado, seja a Liga dos Combatentes tem obrigação de os trazer para cá ou comprar o terreno onde está o cemitério e tratá-lo com a dignidade que merece quem morreu pelo que a Pátria o obrigou a defender.

Um país que não honra os seus mortos, não merece ser respeitado!

Grande Reportagem SIC
«Esquecidos», exibido em 01.11.10

_______________________________