Gordon Brown demitiu-se. David Miliband poderá ser o senhor que se segue.
Nada seria estranho se não estivessemos a falar do primeiro-ministro do Reino Unido…
Senão vejamos…
Na quinta-feira houve eleições no Reino Unido.
Os Conservadores ganharam mais lugares no Parlamento, na Casa dos Comuns, mas não os suficientes para terem uma maioria absoluta. Conseguiram 306 lugares em 650.
O Partido Trabalhista, Labour, chefiado por Gordon Brown teve uma derrota significativa e perdeu mais de 90 lugares.
Os Liberais Democratas, que nas sondagens chegaram a ser maioritários, foram o terceiro partido e elegeram 57 membros do Parlamento.
A constituição britânica estipula que não havendo uma maioria absoluta – havendo um hung parliament – cabe ao primeiro-ministro em funções a iniciativa de formar governo. A situação não acontecia desde 1974.
No Reino Unido as eleições são à quinta-feira, não há dia de reflexão, e na sexta-feira a seguir o novo primeiro-ministro dirigir-se-ia à rainha para ser empossado.
No entanto, na mesma quinta-feira, Gordon Brown dizia que assumiria as responsabilidades que lhe adviessem do cargo. David Cameron (lider dos tories) dizia que os britânicos tinham retirado o mandato ao Labour. E Nick Clegg disse que estaria disponível para encontrar uma solução de governo para o país e iria começar por falar com os tories.
As negociações começaram na sexta e ainda não acabaram. Os Liberais Democratas querem um novo sistema eleitoral e esse será o busilis da questão. Os tories já se dispuseram a levar o assunto a referendo.
Hoje, Nick Clegg disse que ia começar a encetar negociações com o Labour. Como o Labour quer muito manter-se no poder (apesar de somados os dois partidos continuarem minoritários), e como Gordon Brown sabe que é um obstáculo a isso… demitiu-se hoje!
Ou seja…
Se os Liberais se coligarem com os Conservadores o Labour escolhe um líder – em Setembro – que assume a liderança da oposição. Nada de mais. Agora, se os Liberais se coligarem com o Labour o primeiro-ministro do Reino Unido será Gordon Brown até Setembro e aí será o novo líder dos trabalhistas. Ou seja, serão só militantes labour a escolherem o primeiro-ministro. E o Reino Unido terá o segundo primeiro-ministro não eleito em menos de nada.
A política britânica está num lodaçal como há muito não se via. Amanhã os mercados vão acordar em pânico… Graças a Deus não estão na zona euro, se não estávamos todos lixados.
A unica coisa positiva – na minha opinião – no meio disto tudo, é a possibilidade de David Miliband poder ser o novo líder dos trabalhistas.