Hoje é dia 9 de Maio

Nove de Maio é um dia especial para mim. É uma data de que gosto… manias! Há um ano, lançava a revista VIA – um sonho, que apesar das dificuldades e dos percalços não está abandonado. Para ontem, 8 de Maio, e durante muito tempo esteve marcado o casamento, outras dificuldades motivaram o adiamento.

Mas 9 de Maio é um dia expressivo. É um daqueles dias que os romanos diziam ‘albo lapide notarem diem’ (um dia para marcar com uma pedra branca – para não esquecer).

Só para me justificar aqui deixo algumas notas para justificar a afirmação… Umas mais prosaicas que outras… mas cá vai… sem esquecer que hoje, aqui no blogue é Solis Dies – dia de imagem em movimento!

9 de Maio, em Esperantina, no Brasil, é Dia do Orgasmo! Há, até, um decreto municipal que obriga à fruição da coisa no dia de hoje.

Ontem e hoje são dias assinalados pelas nações participantes na II Guerra Mundial como Dia da Vitória (para os que ganharam, naturalmente!)… assinalando o fim desta catástrofe humana em 1945. Franceses, ingleses, canadianos… checos e eslovacos… entre muitos outros assinalaram o dia ontem. Os russos assinalam-no hoje.

Hoje é Dia da Europa por ter sido em 9 de Maio de 1950 que o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, desafiou as nações europeias a organizarem-se economicamente, como forma de manter a paz e a estabilidade. A sua intervenção ficou conhecida como Declaração Schuman e é, por muitos, considerada, como uma espécie de acto pré-fundacional do que é hoje a União Europeia.

Em 9 de Maio de 1386 era assinado o primeiro tratado internacional de amizade e cooperação – uma aliança, vá – entre duas nações soberanas. O documento ficou conhecido como o Tratado de Windsor e foi assinado pelo Rei de Portugal, D.João I, mestre de Avis, e pelo Duque de Lancaster, John de Gaunt. Daqui resultou, no ano seguinte, o casamento entre o monarca português e a filha do duque de Lancaster, Filipa. E deste casamento surgiu a mais frutifera e brilhante geração de politicos portugueses de onde distingo D.Duarte I, D.Pedro, duque de Coimbra, e o Infante D.Henrique, duque de Viseu.

Em 9 de Maio de 1605 foi publicada a primeira parte do livro do espanhol Miguel Cervantes – ‘Dom Quixote de la Mancha’ – as histórias do cavaleiro da triste figura.

Por ser Solis Dies deixo a ‘treila’ do filme ‘Invictus’, sobre a intervenção e a forma como Nelson Mandela usou um campeonato do mundo de raguebi para unir um país. A justificação prende-se com o facto de ter sido a 9 de Maio de 1994, precisamente, que o ‘Madiba’ se tornava no 10.º presidente da África do Sul.