Desenho de
Pierre Joubert
(1910 – 2002)
Pierre Joubert é um dos mais conhecidos e populares desenhadores franceses de tema escutista. Nasceu em 1910 e tornou-se escuteiro aos quinze anos. Aos dezassete anos começa a trabalhar como desenhador em revistas escutistas e a partir de 1934 torna-se o desenhador oficial dos ‘Scouts de France’ – a associação de escuteiros católica francesa.
«Os seus desenhos contribuíram para a definição de um novo estilo de escuteiro, desde o uniforme até às actividades arrojadas e com muita aventura. Foi ele quem criou o desenho da insígnia oficial dos Scouts de France que apareceu em 1940», in “Carolas”, boletim do Clube Português de Coleccionadores de Objectos Escutistas, Janeiro 2007.
Pierre Joubert faleceu em 13 de Janeiro de 2002, aos 91 anos de idade. Em Agosto de 1997 Pierre Joubert esteve em Ferreira do Zêzere no Acampamento Regional da Região de Coimbra. Nessa altura tive o privilégio de receber uma serigrafia de um dos seus mais conhecidos desenhos autografada pelo próprio.

Recordamos a obra de Pierre Joubert no dia em que o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português – comemora o seu 87.º aniversário.