The first thanksgiving
1912-1915

Jean Leon Gerome Ferris (1863 – 1930)
Óleo sobre tela, Colecção Privada

Hoje, por ser a quarta quinta-feira de Novembro é feriado dos Estados Unidos da América. É Dia de Acção de Graças! Dia de Agradecer! Bonita ideia, não?

«O costume do “Dia de Acção de Graças” vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o “Mayflower”, levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colónias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.
O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram factores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o “Thanksgiving Day”, celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.»