Annuntio vobis gaudium magnum;
Habemus Conimbrigae Episcopus:
Eminentissimum ac reverendissimum Dominum,
Dominum Vírgilio Antunes.

Acabou o tabu! Foi hoje anunciada a nomeação do Padre Virgilio Nascimento Antunes como o 65.º Bispo de Coimbra. Um ano depois de Dom Albino Cleto ter anunciado o seu pedido de resignação, e de muitos meses de grande especulação sobre quem lhe sucederia, a Nunciatura Apostólica em Portugal anunciou hoje [AQUI]a nomeação do até agora Reitor do Santuário de Fátima como Bispo de Coimbra, um homem do Saber e da Cultura, com 49 anos. Será o mais jovem Bispo da Conferência Episcopal.
Na mensagem que hoje mesmo dirigiu à Diocese de que, a partir de 3 de julho, será pastor, a primeira palavra de D.Virgilio Antunes é lançada aos jovens: «Dirijo-vos uma palavra especial, a vós, jovens, rapazes e raparigas, cheios de sonhos de uma vida grande e bela, que hoje encontrais tantos obstáculos à vossa realização. Convido-vos a procurar em Cristo, o vosso companheiro de todas as horas, a alegria e a esperança que buscais. Espero encontrar-vos frequentemente e dedicar-vos parte significativa da minha acção pastoral.» O que não deixa de ser um sinal muito positivo e fortíssimo que importa hoje, dia de grande alegria para toda a diocese, sublinhar. [A Mensagem de D.Virgilio Antunes à Diocese de Coimbra]

«Quando penso no convite que a Igreja acaba de me fazer e na aceitação que manifestei, volto sempre às convicções, já remotas, que me fizeram avançar no caminho da vida cristã e da vocação sacerdotal. Recordo que nos anos da juventude me deixei seduzir por Cristo, considerei que Ele era o “tudo” da minha vida e teria em mim o primeiro lugar. Desejei, desde então, estar disponível para servir onde a Igreja precisasse de mim. Procurando ser fiel ao Deus que me amou e que agora me chamou a um novo serviço, consciente das limitações e dificuldades, canto agradecido os seus louvores», refere o novo Bispo, na sua mensagem inaugural à Diocese.
E acrescenta: «À Igreja de Coimbra une-me uma já longa ligação, desde o tempo em que aí fiz a minha formação teológica, até aos anos mais recentes de docência no Instituto Superior de Estudos Teológicos. Ao olhar para a Igreja que sou chamado a servir, gostaria de vos dizer que, a partir da fé na presença operante do Espírito Santo, vislumbro nela uma imensidão de potencialidades. Temos a graça de viver num tempo de grandes desafios à fé cristã e ao testemunho vivo de todos os membros da Igreja. Vejo diante de nós os desafios da nova evangelização, que nos pedem um novo entusiasmo e um novo fascínio pela pessoa de Jesus Cristo, o Evangelho que acolhemos e anunciamos. Confio no vigor da vossa fé, no vosso amor a Cristo e à sua Igreja; em comunhão uns com os outros e com Deus, podemos dar ao mundo novas sementes de esperança.
Pedi a Deus por mim, para que a minha presença no meio de vós constitua um serviço à fortaleza da vossa fé, um incentivo aos laços de comunhão eclesial».

Dom Virgílio do Nascimento Antunes tem 49 anos – e é o mais jovem dos Bispos Portugueses. É natural de São Mamede (no concelho da Batalha) e foi padre da diocese de Leiria-Fátima, desde 1985. Desde Setembro de 2008 que exerce as funções de Reitor do santuário de Fátima, um dos maiores santuários marianos do Mundo – o Altar do Mundo.
Especialista em ciências bíblicas, no Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém, entre 1992 a 1996, Virgílio Antunes trabalhou também em várias paróquias, foi professor do ensino secundário, integrou a equipa de formação do Seminário Diocesano de Leiria (chegando a ser reitor, entre 1996 e 2005), assumindo ainda tarefas de formação de seminaristas em várias dioceses, nomeadamente no Seminário Maior de Coimbra.
Como biblista, lecciona grego e hebraico, e traduziu o texto da Carta aos Hebreus na Nova Bíblia dos Capuchinhos, além de ter publicado vários artigos em revistas da especialidade.
No santuário de Fátima, onde o seu mandato estava a ser exercido de forma discreta, tinha acabado de preparar o programa do centenário das aparições, que se assinala em 2017, e que na próxima semana irá ser debatido pela Conferência Episcopal, onde agora o novo bispo já terá assento e direito a voto, noticia o jornal Público.

Dom Albino Cleto, que está em Roma – para participar nas cerimónias de beatificação do Papa João Paulo II -, à Agência Ecclesia, declarou-se “cheio de alegria” e deu Graças pela nomeação de uma “pessoa que compreende perfeitamente e se sente preparada, mesmo que o não diga, para ser um grande bispo na diocese”. O Bispo cessante sublinha a necessidade de uma aposta na Pastoral Juvenil e na Pastoral das Vocações, como herança ao seu sucessor.

A data de ordenação episcopal de D.Virgilio Antunes está marcada para julho, havendo informações díspares a este respeito. A Agência Ecclesia garante que a ordenação acontecerá a 3 de julho – véspera da Solenidade da Rainha Santa Isabel -. Já outras fontes garantem que a ordenação decorrerá a 10 de julho.

Acaba, então, a especulação que durante um ano foi dando como certa a nomeação do actual Bispo Auxiliar de Braga, D.António Couto – numa primeira fase -, depois de D.Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa, e, mais recentemente, há 15 dias, do Vigário Regional da Opus Dei em Portugal, Monsenhor José Espírito Santo. Estas especulações em nada beneficiaram a Diocese, que, reconheça-se com caridade, ansiava por conhecer o novo prelado. Durante um ano, mesmo que D.Albino não tenha adiado nenhma decisão (não sei), já cheirava a sucessão.
No dia 13 de abril postei aqui [1341.] n’o fio dos dias a noticia do Diário de Coimbra que garantia a nomeação do Vigário Regional da Opus Dei e no dia 23 de abril tive um número recorde de visitas a um mesmo poste num só dia – cerca de 720 -, com 10 comentários, o que demonstra bem a ânsia desta nomeação e de um desenlace.

Pessoalmente, não conheço o novo Bispo de Coimbra de modo suficientemente forte para fazer um juízo a propósito da sua nomeação. Como crente e leigo desta diocese manifesto o meu entusiasmo com a nomeação.

Entusiasmo esse que é galvanizado pelo facto de:
– Ter dirigido as primeiras palavras aos jovens da Diocese – que assim têm a obrigação de ser os primeiros a responder “presente” e a ajudarem o seu novo pastor na sua missão;
– Ser um jovem entre um grupo de bispos muito mais velhos e envelhecidos – que lhe dá uma missão de ser testemunho de juventude, dinamismo e vitalidade, e também nisso há-de receber a nossa ajuda;
– Ser um pedagogo, um intelectual e um homem do saber, com Mundo e com Vida de serviço à Educação e à Cultura, reunindo, assim, todas as condições para ser um grande bispo de Coimbra, diocese do Saber e do Conhecimento, da Cultura e do Pensamento.

Entusiasmado, deixo votos de sucesso e rezo ao Espírito Santo que ilumine o nosso novo Bispo!

___________________________