O ano de 2012 começou melhor do que o ano de 2011… Reconheça-se que também não seria dificil… O ano 2011 começou com dois pés esquerdos… a verdade é essa.
Um espirito de nostalgia faz lembrar Dias-de-Ano-Novo passados e a verdade é que… tirando o travo de sabor a papel de música, que insiste em persistir no palato de ano para ano, as diferenças, sendo algumas, não são piores, e o primeiro dia de 2012 pode ser de alguma nostalgia, mas com muito conforto e muita amizade, carinho e amor. Amor verdadeiro e real. 
Todos dizem que o ano de 2012 vai ser mau. A criança mal nasceu e já tem o (triste) destino traçado. Mas se é verdade que esse baixar da fasquia vai potenciar as coisas boas que vão, certamente, acontecer, por outro lado entramos num novo ano com medo e com muita angústia.
O discurso político é estranho. Convenhamos. Por um lado cabe ao político dizer a verdade, mas por outro lado a verdade final das coisas vai depender, de certa forma, do próprio discurso que for usado. O discurso do Chefe de Estado no dia de ano novo é um desses exemplos.