christine_lagarde_t117488034
Christine Lagarde é a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional) e será uma das principais responsáveis, na minha opinião, pelo beco sem saída que se criou na Grécia e que vai cair num buraco sem fundo que vai ser o referendo do próximo domingo. Digo que ela é uma das responsáveis porque não é a única e porque o Governo grego é de tal modo irresponsável que não me parece que possa sequer responsabilizado por tanta asneira. O Governo Tsipras e Varoufakis é, oura e simplesmente inimputável.
Mas quando o Banco Central Europeu e o Eurogrupo queriam encontrar uma solução politicamente viável para a Grécia (soluções económicas não me parece haver) foi Lagarde que insistiu em meter mais lenha na fogueira. E foi a primeira a ficar ofendida com a postura anti-institucional de Tsipras e Varoufakis, a ponto de lhes chamar ‘garotos’. E foi ela quem procurou sempre impor um plano ideológico para os gregos, quase que como se obrigasse a dar um beijo no próprio rabo.
Por vontade dos europeus da UE o problema já está resolvido. Mas Lagarde não perdoa e não vai facilitar… Lagarde quer tanto um acordo como Tsipras…