Ontem foram leiloados, no Leilão de Arte Contemporânea da Sotheby’s, em Londres dois quadros da pintora portuguesa Paula Rego. Um deles, “The Cadet and his Sister”, foi arrematado por 1.614.795 euros e o outro, “Looking Out”, foi licitado por 1.360.941 euros. Dois quadros vendidos por 2,957 milhões de euros. E a pergunta que se impõe é a seguinte: Pode uma pintura valer tanto dinheiro? A resposta será simples: As coisas valem o que alguém der por elas. Se alguém é capaz de entregar este montante por este objecto, então esse objecto vale isso. O valor das coisas é, então, e como se sabe, o frágil equilíbrio entre o valor pelo qual alguém está disposto a desfazer-se de uma coisa e o valor que alguém está disposto a dispensar por esse objecto.
Mas é possível haver mercados inflacionados… naturalmente… o mercado da arte, o mercado do futebol e outros mercados descontrolados… mas isso não mexe no valor dos bens transacionados… Porque o valor é sempre algo subjectivo, e o resultado do tal equilíbrio.
Sou um apreciador do belo, da Beleza e da Arte enquanto construção humana de carácter filosófico e peregrino… Mas confesso que me faz um pouco de impressão este tipo de transacções…
PAULA REGO01
Looking out
1997
1,79m x 1,29m
Pastel em papel em suporte de alumínio
«”Looking Out”, criada por Paula Rego em 1997, faz parte de uma série de trabalhos da pintora inspirados no livro “O Crime do Padre Amaro”, de Eça de Queirós, que conta a história de um jovem padre que mantém uma relação amorosa clandestina com uma empregada, Amélia.
Esta tela – emblemática de toda a obra de Paula Rego em que denuncia a condição feminina – retrata Amélia, sozinha, debruçada na janela de uma casa, dando uma imagem de frustração e aprisionamento, enquanto espera o dia do parto.»
Agência Lusa, 2JUL15
PAULA REGO02

“The Cadet and his Sister”
1988
2,14m x 1,51m
Acrílico sobre papel em tela
«”The Cadet and his Sister” [O cadete e a irmã], um acrílico sobre papel em tela, de 1988, aborda o tema da despedida, mostrando um cadete vestido com o uniforme do Colégio Militar, de partida para o combate, que se despede da irmã enquanto ela se ajoelha e ata os sapatos.
A composição remete para um importante acontecimento na vida pessoal da pintora portuguesa, porque, nesse mesmo ano, faleceu o seu marido, o também artista Victor Willing, de esclerose múltipla.
Esse ano foi igualmente importante na carreira de Paula Rego, pois passou a ser representada pela galeria Marlborough Fine Art, em Londres, e distinguida com uma grande retrospetiva do seu trabalho pela Serpentine Gallery, na capital britânica.
Propriedade de um colecionador privado americano, “The Cadet and his Sister” tinha uma estimativa inicial de entre 846 mil euros e 1,130 milhões de euros, mas acabou por ser arrematado por 1.614.795 euros, um novo recorde da artista, adiantou à agência Lusa fonte da Sotheby`s, organizadora do leilão.»
Agência Lusa, em 2JUL2015