aniversario2015
INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DA AHBVM
Saudações
Começo, naturalmente, por agradecer a presença de todos, nesta sessão, que procura assinalar os 88 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada. Agradeço aos bombeiros – aos actuais, do corpo activo, e naturalmente aos do quadro de honra, do quadro de reserva, e os nossos crachás de ouro – bem como às suas famílias. Agradeço a presença dos senhores comandantes e dos representantes das direcções das associações e corporações de bombeiros amigas, que nos prestigiaram com a sua presença, e naturalmente da representação da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro e da Liga dos Bombeiros Portugueses. Somos gratos, ainda, pela presença dos senhores autarcas – presidente da Câmara Municipal da Mealhada, vereadores, presidentes de junta de freguesia – e também pela presença dos vários empresários que de forma solicita colaboraram activamente com esta associação.
Como há bem pouco dizia o nosso comandante, a comemoração deste aniversário é muito mais do que a festa de uma já velhinha associação. É a comemoração de um serviço, de uma valência, de uma conquista do povo deste concelho e desta região, que desde há 88 anos conta e sabe que pode contar com um corpo de bombeiros disponível para o acorrer, socorrer e apoiar. Saudemos isso, elogiemos isso, e acima de tudo saibamos hoje ser dignos disso.
Do mesmo modo, recordemos hoje os fundadores, todos os comandantes, todos os bombeiros, todos os diretores e todos os sócios que ao longo de quase nove décadas entregaram parte da sua vida ao serviço dos outros.
Coloco-me nesta posição, de presidente da direcção desta associação de bombeiros, perante os amigos e os bombeiros para comemorar um aniversário, pela terceira vez. É esse o tempo que dura o mandato para o qual fomos eleitos e dentro em breve teremos eleições e uma nova etapa da vida da nossa associação.
Tem sido hábito, por esta ocasião, fazer um balanço do que foi feito e do que não foi feito e assim percorrer o que há de passado, de presente e de futuro na vida desta casa.
Há dois dias, a 30 de julho, na quinta-feira, entregámos no Serviço de Obras da Câmara Municipal da Mealhada o projecto de remodelação e ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários da Mealhada. Um projecto, que agora será analisado pelos serviços municipais, que prevê um investimento de 414 mil euros, no edifício operacional do nosso quartel. Um projecto que todos gostaríamos que tivesse sido mais discutido e debatido, mas que procura aproveitar os fundos comunitários do quadro de financiamento Portugal 2020 que, se a candidatura for aprovada, resultará num apoio a fundo perdido de 85% do valor da obra. Na prática deparámo-nos com a oportunidade de, com aproximadamente 62 mil euros de investimento nosso, termos um novo quartel, com uma nova área operacional, especialmente pensada em melhorar o trabalho dos bombeiros – com mais camaratas, melhores balneários e vestiários, melhores serviços de apoio, melhores espaços de trabalho, de formação e de administração -. Ao mesmo tempo, o novo quartel, se assim pudermos chamar, vai ter características para melhor servir a população, proporcionando uma sala polivalente, um auditório que a cidade precisa e almeja. Dito de outra forma, socialmente, a obra que vamos fazer, resultará num beneficio direto para as nossas associações e colectividades, grupos informais de cidadãos, autarquias locais e empresas.
Há o desígnio de não desperdiçar esta oportunidade de aproveitar os fundos comunitários, desígnio esse que assumimos como uma obrigação de cidadania – na qual temos a compreensão, o apoio e a solidariedade, para não dizer cumplicidade, da Câmara Municipal da Mealhada e do senhor presidente da Câmara, Dr. Marqueiro, que tem sido um bom amigo na prossecução do objectivo de aproveitar todos os meios que a Europa tem para oferecer. Mas dizia eu que este desígnio, e uma situação económica e financeira interessante, leva-nos, ainda, a procurar candidatar-nos ao Portugal 2020 no sentido de conseguirmos renovar o parque de viaturas com a aquisição de veículos e equipamentos que só com apoio deste calibre estarão ao alcance de uma associação como a nossa. Neste domínio, das viaturas, estamos a falar de um investimento de cerca de 300 mil euros, comparticipado a 85%.
Não é nosso objectivo comprar só para gastar dinheiro, mas é, acima de tudo, o que equipar porque é preciso.
Admito que a postura que hoje aqui assumo pode ser contraditória e até perigosa: Apresento-me perante vós dizendo que o nosso mandato está a terminar, mas apresento dois compromissos que vão ter uma forte implicação no futuro e que o vão condicionar e até determinar de sobremaneira.
As coisas estão feitas de maneira a que uma futura direcção possa, se assim o entender, prosseguir ou parar o processo em que demos os primeiros passos, sem qualquer impacto ou condicionalismo. Não ficaríamos, no entanto, de consciência tranquila se neste momento decisivo e determinante, não fizéssemos o que tem de ser feito agora, neste momento, sob pena de um dano ainda maior, só porque o nosso mandato está no final.
Nos últimos três anos procurámos investir nos bombeiros, investir em material, viaturas e equipamentos e melhorar a operacionalidade e o serviço prestado pela associação e pelo corpo de bombeiros à sua população. Ao mesmo tempo, procurámos não descurar a dimensão económico-financeira que garante a sustentabilidade da associação, aumentar e garantir o maior apoio aos associados, e assumir o papel dos bombeiros na comunidade.
Fizemos um investimento fortíssimo na formação dos nossos bombeiros. Para além de apoiarmos, sempre que solicitados, todas as formações em que os bombeiros se inscreveram, todas as formações promovidas pela Escola Nacional de Bombeiros – com apoio no transporte e na alimentação – entendemos, por sugestão do comando, promover que o máximo de bombeiros possível tirasse a carta de pesados, a preços mais baixos e mediante boas condições de pagamento. No mesmo sentido, e perante a completa incapacidade da Escola Nacional de Bombeiros de ministrar formação de Tripulantes de Ambulância de Socorro, decidimos promover nós próprios essa formação e aumentar substancialmente a capacitação de uma maior numero de bombeiros para o socorro. Essa estratégia, como disse o nosso comandante, não está terminada, mas já temos um longo  caminho percorrido.
No que diz respeito a investimentos em material, investimentos e viaturas, não será este o momento para identificar tudo o que foi adquirido, mas interessa sublinhar a compra do gerador, da nova central telefónica, da prossecução da estratégia de renovação do parque de viaturas, com renovação de algumas delas.
Promovemos mudanças importantes na organização do trabalho relacionado com as valências de socorro pré-hospitalar e também do transporte de doentes. Acreditamos que o
serviço prestado pela associação e pelo corpo de bombeiros à sua população é hoje mais eficiente e de melhor qualidade.
Procurámos dar continuidade a uma estratégia de sustentabilidade económica e financeira à nossa associação, com investimento e com aforramento, com estratágia, mas também com ambição e algum rasgo. Conseguimo-lo, com o apoio do Conselho Fiscal e a verdade é que, também nesse dominio estamos aptos a permitir que o futuro e os desafios que aí vêm possam ser ganhos. Angariámos fundos, com um fortíssimo apoio dos sócios, das empresas e dos muitos beneméritos, mas acima de com o empenho completo dos nossos bombeiros, que organizaram a Noite de Fados, peditórios, ajudaram na tasquinha da associação no FESTAME. Muito obrigado
À equipa de amigos que ajudou no FESTAME, ao senhor Joaquim Lousado, ao senhor Arlindo Lopes, e a todos os que nos ajudam sempre, o nosso muitissmo obrigado.
Gostaríamos de ter conseguido e de ter feito mais no sentido de aumentarmos substancialmente o número de sócios e de melhorarmos o nosso apoio aos sócios. Temos a humildade de dizer que em relação a este assunto, há um longo caminho a percorrer. E não fomos eficientes o suficiente.
No que diz respeito ao papel dos bombeiros na comunidade, achamos que, graças ao apoio dos bombeiros e especialmente do comando, conseguimos dar passos importantes em relação a esse objectivo. Em questões tão pontuais como o apoio a uma ou outra associação ou grupo informal de pessoas, nomeadamente com a cedência de instalações, em questões tão peculiares como na procissão de Santa Ana, em questões tão importantes como o grande apoio que damos aos serviços da Câmara Municipal da Mealhada, quase diariamente, com a auto-escada, com o apoio a iniciativas desportivas ou culturais – ou até mesmo com a formação, gratuita, que demos às dezenas de funcionários municipais da área da Educação -, aos serviços das juntas de freguesia, em questões tão relevantes como os simulacros que fizemos com a EPVL e com a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada ou as iniciativas Quartel Aberto que ainda ontem fizemos para crianças e jovens.
Excelências
Não queria mas já estarei a ser fastidioso. Não queria mas sei que posso estar a incorrer naquele pecado vergonhoso para um servidor público que é o do auto-elogio.
Termino com mais três agradecimentos e uma nota.
Um agradecimento especial ao nosso comandante por tudo o que tem dado e feito pelo nosso corpo de Bombeiros e pela nossa associação. Um abraço para ele e para o nosso segundo comandante, empossado há poucos meses, e que são, ambos, a materialização de uma escolha dificil, mas acertadissimo que tivemos de fazer nestes três anos. Obrigado Sr. Comandante, obrigado sr. 2.º comandante.
Quero agradecer também, e uma vez mais, ao nosso grande Xaru, uma pessoa fundamental na vida quotidiana do nosso quartel, nas festas como estas, que ele preparou com todo o cuidado, como sempre. Obrigado Grande Xaru.
Quero agradecer aos Bombeiros tudo o que são e têm feito. Obrigado
A nota final está relacionada com o nosso ginásio, uma nova valência que nasceu por sugestão dos bombeiros, que a direcção e o comando acolheram e aplaudiram, que os bombeiros equiparam, com ajuda de empresas e ofertas individuais, que os bombeiros adaptaram e decoraram e que hoje se apresenta. Trata-se de um espaço especialmente dedicado aos bombeiros, porque a componente e a preparação física nos operacionais é relevante porque é saudável para o corpo e para a alma.
No final desta sessão, antes do beberete, vamos visitar o ginásio e vejamos neste espaço a capacidade de iniciativa, a criatividade e o voluntarismo do nosso corpo de bombeiros, que – diz o presidente orgulhoso – tanto nos motiva.
Caríssimos bombeiros, caríssimos amigos.
Muito obrigado.
Vivam os Bombeiros da Mealhada,
Viva o concelho da Mealhada.