foto siria Daniel etter

 

Foto de Daniel Etter

No dia em que a bolsa chinesa mostrou a vulnerabilidade dos mercados (outra vez) e se deu uma espécie de dejá vu irrestível, o drama dos migrantes do Mediterrâneo ganhou mais um ícone gráfico: Esta imagem do fotografo alemão Daniel Etter. Estes icones e estas imagens são, para nós, apenas recordatórios, que nos enchem a atenção por alguns momentos “e depois se desvanecem sem lembrança boa ou má!”. É pena, mas é assim.

Somos solidários com quem chega, mas não temos nada para lhes oferecer! 

Laith Majid, um refugiado sírio de Deir Ezzor, acabava de chegar com a mulher e os três filhos à ilha de Kos, na Grécia, depois de uma viagem de duas horas (que equivaleu a um custo para a sua família de mais de 7 mil euros). A câmara de Etter captou precisamente o momento da chegada, o pai em lágrimas a segurar em dois dos filhos. Segundo a BBC, a mulher e o terceiro filho também iam no mesmo barco.

Segundo o Huffington Post, o grupo com que a família de Majid viajava era composto por mais 10 pessoas. Tinham saído da cidade turca de Bodrum, mas no caminho o barco de borracha onde seguiam começou a perder ar e a água ameaçou entrar. Quando pisaram terra firme, a emoção era impossível de reter.

Do jornal online ‘Observador’