Plantação de uma oliveira
Plantação de uma oliveira

Sem a devida autorização, publico aqui o texto que a professora Lina Pereira, da EPVL, publicou na sua página do Facebook a propósito da plantação de uma oliveira na frontaria da escola por ocasião do 25.º aniversário da EPVL, em 4 de julho de 2016. Obrigado Lina!

A EPVL (Escola Profissional Vasconcellos Lebre) está a celebrar 25 anos de existência. No dia exato do seu aniversário – 4 de julho –, uma das celebrações foi a de plantar na escola uma Oliveira.
Esta é uma das árvores mais impressionantes da terra. Entretanto, apesar de fazer parte desta Família EPVL há apenas 2 anos, sinto-me privilegiada por nesta escola poder exercer a minha profissão com dignidade podendo vivenciar muito do simbolismo que a Oliveira representa e que, na minha vida e na desta escola, se tem transformado numa realidade constante e autêntica.
O Diretor Geral tem, nestes dias, utilizado uma expressão bíblica e que ficou gravada numa das paredes da escola: “pelo fruto se conhece a árvore”. Tenho refletido na frase e no seu significado para a EPVL. Vou expressar aqui algumas dessas minhas reflexões.
Na Bíblia, a Oliveira foi e ainda é a árvore mais importante de todas as árvores por ser uma fonte de alimento, luz, higiene e cura. Ora, a EPVL, pelo que me tenho apercebido, tem nos seus 25 anos sido esta `fonte` para alunos, funcionários, professores, diretores, empresas e até para a cidade da Mealhada.
A folha que a pomba trouxe de volta a Noé (Gn. 8:11), era uma folha de oliveira: “Quando a pomba voltou para ele à tarde, no seu bico havia uma folha verde de oliveira. Assim soube Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra”. Tudo se rendera às águas do dilúvio, mas a forte oliveira ainda vivia, o que simboliza uma nova vida para a humanidade. Em 25 anos promoveram-se novos horizontes para muitos, novos futuros e continuamos fortes e vivos na construção de futuros promissores para outros tantos.
Desde os tempos de Júlio César, um dos símbolos universais da Paz tem sido um ramo da oliveira. Os ramos, as folhas desta “oliveira” que é a EPVL são serenos, transmitem confiança e Paz.
O azeite de oliva era muito abundante em Israel que era um dos produtos regularmente exportados. Lembrei-me da história de Salomão quando enviou ao rei de Tiro 4.391.064 litros de azeite de oliva (I Rs. 5:11). Mil anos depois, nos tempos de “Yeshua” (Jesus), o azeite de oliva é mencionado como o único produto de exportação da região de Jerusalém. O Monte das Oliveiras, localizado a leste da Cidade Velha de Jerusalém, testemunha a presença da Oliveira ao redor da cidade. Também foi no Jardim do Getsêmani (Gat Shemen, em hebraico – literalmente, o lugar da prensa de azeite) onde “Yehsua” passou muito do seu tempo em Jerusalém com os seus discípulos (Lc. 22:39).
A oliveira simboliza fidelidade e determinação. No Salmo 52:8 lemos: “Eu, porém, sou como uma Oliveira que floresce na casa de Deus; confio no constante amor de Deus para sempre e eternamente.” Pensei então que, independentemente das condições: quente, seco, frio, húmido, rochoso ou arenoso, a oliveira viverá e produzirá fruto. Ouço dizer que não é possível matar uma oliveira. Ainda que cortada e queimada, novos ramos emergirão da raiz. Então, apesar das situações da vida, apesar das dificuldades pelas quais a nossa EPVL poderá passar nos próximos tempos, devemos ser perseverantes como a oliveira. Para quem tiver Fé, para além de perseverar diante da memória do que foi a EPVL, no labor do que é hoje e na esperança do que vai ser amanhã, a perseverança passa por estar ligado a Deus, confiar Nele. Na Bíblia ainda lemos (Salmo 128:3) que os nossos filhos serão como “plantas de oliveira à roda da nossa mesa”: para mim, os alunos da EPVL foram, são e serão esses filhos frutíferos, determinados e prósperos e pessoas de bem. O homem justo, por exemplo, tem sido comparado à oliveira, em razão da força e da cor de suas folhas e também por sua abundância, por isso os filhos eram descritos como ramos de oliveira.
A oliveira é uma árvore com história (pode viver centenas ou até milhares de anos; é uma das árvores que há mais tempo é cultivada pelo homem e o seu fruto tem múltiplas utilizações) e já está a fazer história na EPVL!
A oliveira simboliza ainda sabedoria, abundância e glória. No templo de Salomão, por exemplo, as portas eram talhadas em troncos de oliveira e era com a sua madeira que os egípcios faziam os móveis das câmaras mortuárias dos faraós. O azeite extraído do fruto da oliveira era usado como fonte de luz artificial em candeeiros. Na Grécia a oliveira era considerada uma dádiva da deusa Atena e simbolizava a liberdade e a pureza. Com seus ramos, os gregos trançavam as grinaldas e coroas para os atletas vencedores. E é claro que a mitologia grega reservou um espaço especial para a oliveira, relatando o seu nascimento: Poseidon, o deus dos mares, e Atena, a deusa da sabedoria, disputavam a guarda de uma cidade prestes a ser fundada. Para encerrar a disputa, Zeus, o maior dos deuses, resolveu que a cidade seria consagrada a quem apresentasse a invenção mais proveitosa a seus habitantes. Poseidon criou o cavalo – animal útil para o transporte e a agricultura. Atena fez brotar a oliveira – uma árvore de aparência delicada, mas capaz de render frutos valiosos, que alimentavam e curavam. Zeus ficou tão maravilhado com a invenção da deusa, que batizou a nova cidade com o nome “Atenas”.
Sófocles, poeta e dramaturgo grego, não escondia sua admiração pela árvore, que julgava quase “imortal”: para ele, a oliveira era a “árvore invencível que nasce de si mesma”. A alegórica “imortalidade” da oliveira, tão enaltecida por gregos e romanos, provinha da grande resistência e durabilidade da árvore.
A EPVL é imortal e será sempre enaltecida por toda a comunidade educativa e não só! Por anos e anos vai continuar a irradiar uma beleza sublime, tal como a beleza da oliveira, como se nela habitasse o espírito divino (eu acredito que habita!).
É uma Escola que continuará a fazer história que muitos aplaudirão de pé, porque a EPVL está de pé, resistente e vamos continuar a SER +!
Sinto-me profundamente grata a tantos e a todos (em geral) que pertencem a esta Família. Sintam-se incluídos nas duas pessoas a quem agradeço publicamente, por me serem mais próximas nestes 2 anos de existência da minha vida profissional: Nuno Castela Canilho eMaria Alves. OBRIGADA, de coração.