A Câmara Municipal da Mealhada tomou hoje uma decisão bastante importante, que gostaria de destacar. Foi aprovada a celebração de um protocolo entre o Município e a Academia de Líderes Ubuntu de modo a implementar nas escolas do nosso território ações concretas de empoderamento e de desenvolvimento e consciencialização da Cidadania, através da filosofia Ubuntu. Acredito ter sido uma decisão histórica, que pode dar um forte contributo para a construção de um futuro com jovens cidadãos mais conscientes, mais empoderados, mais sensíveis para conceitos como o da Ética do Cuidado, Construção de Pontes e Liderança Servidora.

Tomei conhecimento e consciência da Filosofia Ubuntu por volta do ano 2010, através de um livro que encontrei por acaso – ‘Ubuntu! – Uma Tradição Africana de Colaboração e Trabalho em Equipa’, de Stephen C. Lundin e Bob Nelson -. No ano seguinte, tinha eu responsabilidades como Secretário Pedagógico do Núcleo Centro Norte da Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas, elegemos este como tema para o Plano Trienal de todas as atividades do Núcleo, e surtiu um retumbante efeito positivo, que deixou uma marca importantíssima para o futuro daquela estrutura.

Mais tarde, a partir de finais de 2013, como diretor-geral da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, e com uma comunidade de quase três dezenas de alunos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique – alguns deles com grandes problemas de adaptação e relacionamento inter-pessoal – recorri a elementos do Ubuntu para conseguir estabilizar as relações e criar melhores condições para todos.

Ver agora o Ubuntu a entrar nas escolas do meu concelho é muito reconfortante e deixa-me com bastante esperança no futuro. É um privilégio integrar um executivo municipal que tomou esta decisão.   

[2464.] ao #15274.º