Eu defendo esta tese há tanto tempo que num momento destes não me podia calar! Maria José Nogueira Pinto mostrou a muito politicozinho de trazer por casa, a muitos autarcazito da treta que os mandatos autárquicos são dos partidos! A vereadora do CDS/PP na Câmara de Lisboa desvinculou-se do partido e assumiu as responsabilidades que lhe cabiam devolvendo o mandato ao partido.
Pode-se defender a teoria de que em eleições autárquicas os eleitores são mais sensíveis aos candidatos que aos partidos. É certo que há vezes quem diz isto, também diz que na freguesia X ou Y, ou na Câmara A ou B, até “um burro com um chapeu de palha” ganha se for de determinado partido! O que não há dúvida é que na cabine de voto a cruz é feita em frente ao partido e não em frente ao nome do senhor A ou do doutor X. Assim os mandatos são dos partidos e é neles que o povo confiou.
Maria José Nogueira Pinto tomou a posição certa e que se impunha. Pena é que nem todos os autarcas sejam capazes de ter a mesma coragem… de “os ter no sítio” como a Zezinha!