.

Dia da Ascensão ou Dia do Buçaco?

Apesar de ser um católico praticante (já tive mais vergonha de o dizer) nunca me pareceu muito bem o feriado municipal do concelho da Mealhada ser o da «Quinta-feira da Ascensão». Acho que é muito asséptico. Acho que o feriado municipal devia fazer referência a algo que fosse só nosso, a algo que fosse relacionado com a nossa história, e não um feriado religioso.

Há quem possa dizer que a «Quinta-feira da Ascensão» tem tradição no nosso concelho. Não sei se tem nem se não, mas não se pode esquecer que tal facto deve ser porque há muitos anos a «Quinta-feira da Ascensão» era feriado nacional e religioso. Também há quem possa arguir que como é feriado em Mortágua, Anadia e Oliveira do Bairro se justifica que o seja também na Mealhada. Eu não concordo. Eu preferiria outra data. Qual? 27 de Setembro, por exemplo, ou 6 de Novembro, ou 1 de Julho.

Posso, no entanto, ter mudado de opinião.

O feriado municipal, a Ascensão, como se costuma dizer por cá, significa nos dias de hoje um dia de trégua, uma tarde de amor, entre os habitantes do concelho e o Buçaco. É como se fosse o Dia do Buçaco. As pessoas vão para dentro da mata (infelizmente com os seus carrinhos também), e desfrutam dela, aproveitam-na, vivem-na mais intensamente. Coisa que, acho eu, não devem ter feito no resto do ano. Pessoas a almoçar, a passear, a visitar a feira, ou a ouvir os ranchos, dão vida à mata e reconciliam-na. É o dia de visitar a velha amiga.

Eu acho que quem não conhece não ama. E se não ama, é-lhe indiferente.

Entendo por isso que o dia do feriado municipal se deve manter na «Quinta-feira da Ascensão», mas só por causa de ser Dia do Buçaco!