[252.]*
O Professor José Adelino Maltez é professor universitário, académico de grande qualidade (já não é líquido que se ser professor universitário seja sinónimo de se ser um bom académico), e reuniu ao longo dos últimos anos um espólio importantíssimo no âmbito da Ciência Política nacional. Colocou esse trabalho ao serviço de todos, nomeadamente através do sítio na internet da sua escola, o ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa). Nada mais nada menos que 183 MB de memória histórica nacional, um acervo único.
Durante as férias, um funcionário esmerado ou alguém que não percebe nada da poda, apagou todo o seu espólio. Os dias passam os protestos têm se multiplicado e a escola, estupidamente, prefere não reconhecer o erro nem recolocar on-line toda a informação apagada.
Parece impossível. O professor Maltez, co-autor de um livro fundamental para a compreensão política de Portugal – no meu entender, naturalmente, “O Bem Comum dos Portugueses”, de 1999 – até tem esse espólio guardado e aberto ao público… AQUI. O problema é que era um trabalho da Universidade pública nacional financiado pelo Estado…
Eu estou solidário com a reprovação pública de uma academia caduca e acéfala.