*
رَمَضَان

… para os muçulmanos, o início do mês do Ramadão, o nono mês do calendário islâmico, durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual (saum, صَوْم), o quarto dos cinco pilares do Islão (arkan al-Islam).
Neste período pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, frequência à mesquita, correcção pessoal e autodomínio.
O jejum é observado durante todo o mês, do alvorecer ao pôr-do-sol. O jejum aplica-se também ao fumo e às relações sexuais. O crente deve não só abster-se destas coisas, mas também não pensar nelas.
Durante o Ramadão, além das cinco orações diárias (salat), durante este mês sagrado recita-se uma oração especial chamada Taraweeh (oração noturna).
Jejum? Então não comem?
Não podem comer entre o alvorecer e o pôr-do-sol
Antes da alvorada, tomam uma pequena refeição (su-hoor) o pequeno-almoço habitual. Ao final de cada dia, o jejum é finalizado com uma oração e uma refeição especial tomada em comum, chamada iftar. É momento para reunirem-se os membros da família e os seus amigos numa celebração de fé e de alegria. Após esta refeição, é prática social sair com a família para visitar amigos e familiares.