Irmãos caríssimos,

Começamos hoje mais um ano de actividade no nosso agrupamento. Infelizmente, não posso estar convosco nesta hora, o que muito lamento.

E começamos um ano de forma particularmente especial.
Em primeiro lugar porque ainda nos lembramos do final do último ano e das razões que nos levaram a sorrir e a comemorar, não só com os resultados obtidos, mas, principalmente, pelo facto de termos participado com todas as secções e de maneira tão positiva no acampamento regional, o Jambeiras.
Em segundo lugar, o novo ano que agora se inicia é especial, porque nos obrigará a novos desafios e a fazer render os nossos talentos de maneira a, daqui um ano, no final do acampamento do núcleo – outra grande actividade -, estarmos tão contentes como agora. Os Grupos Explorador e Pioneiro terão um ano dificil que precisará de todos – e especialmente dos actuais e futuros elementos – para vingar.

É, por isso, a pedir a vossa colaboração, o vosso apoio, a vossa participação nas reuniões e nas actividades, o vosso empenho, respeito e cuidado que começo este ano escutista.

Orgulho-me de ser Chefe de um Agrupamento onde todos nos conhecemos bem. Todos: escuteiros, pais, dirigentes, antigos escuteiros, etc, etc. Um agrupamento onde os ouvidos dos chefes, e os meus, particularmente, estão sempre abertos para ouvir os vossos sucessos e os vossos fracassos, as vossas dificuldades e as vossas vitórias, as vossas sugestões e as vossas criticas.

Ao longo do próximo ano escutista vamos ouvir falar, muitas vezes, de São Tiago, Maior. Peçamos-lhe especial protecção para este novo ano, lembrando as palavras da oração a si dedicada:
«Apóstolo Santiago, escolhido entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber no cálice do Senhor, e és o grande protetor dos peregrinos; faz-nos fortes na fé e alegre na esperança, em nosso caminhar de peregrino seguindo o caminho da vida de Cristo e alenta-nos para que finalmente, alcancemos a glória de Deus Pai, Assim Seja».

Boa Caça

Sempre Alerta para Servir
Lobo Irmão