Na Smolnii, 1957
Vladimir Aleksandrovich Servo (1910 – 1968)
Óleo sobre tela
Galleria de Tumensk
Em 22 de Abril de 1870 nasceu Vladimir Ilyitch Ulianov, mais tarde conhecido como Lenin. Foi o líder da Revolução Bolchevique que pôs fim à Monarquia Russa, em 1917. Foi o primeiro líder do Partido Comunista Russo e, mais tarde, em 1922, tornou-se primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Morreu em 1924.
Lenin foi um dos grandes pensadores políticos, reviu as teses marxistas e, com o apoio de outros pensadores como Trotsky, acabou por criar um rompimento que veio a chamar-se Leninismo. O Leninismo, ou o marxismo-leninismo é, ainda hoje, a corrente política adoptada pelo Partido Comunista Português.
Num texto publicado no jornal ‘O Militante’ – que pode ser lido na integra aqui -, em 1970 (no centenário do nascimento de Lenin) Alvaro Cunhal descrevia, assim, a influência do primeiro líder soviético.

«Ao genial teórico continuador de Marx e de Engels, ao criador do Partido proletário de novo tipo, ao dirigente da primeira revolução socialista vitoriosa, ao fundador do primeiro Estado de operários e camponeses, ao criador e guia da Internacional Comunista, nós, comunistas portugueses, devemos, como os comunistas e trabalhadores de todo o mundo, a determinante influência das suas ideias e actividade nos acontecimentos revolucionários capitais da nossa época. Devemos o exaltante exemplo e o profundo impacto na consciência dos trabalhadores portugueses da vitória de Outubro, das realizações da URSS dos êxitos do movimento operário internacional. Devemos ainda a Lénine a bússola segura para a orientação de toda a nossa actividade.»