Fazer o caminho, caminhando
A propósito do primeiro aniversário do jornal FRONTAL

O jornal FRONTAL – edição da empresa JM, Jornal da Mealhada, Lda para os concelhos de Mortágua e de Penacova – celebra amanhã o seu primeiro aniversário. Com a mesma redacção e a mesma filosofia de informação ao serviço do público, o novo jornal é um prolongamento de 25 anos de notoriedade e de credibilidade do Jornal da Mealhada. O caminho era arriscado, árduo para ser trilhado em tempos tão conturbados, mas com muito empenho e respeito pelos leitores conseguiu trilhar-se e afirmar-se perante novas realidades e novos mercados. Um ano depois de a JM, Jornal da Mealhada, Lda ter encetado esse caminho é tempo de avaliar tudo o que foi feito até aqui.
O mercado da comunicação social será, certamente, dos que mais sofre com períodos difíceis de retracção económica. Em primeiro lugar porque está muito dependente da pujança económica e da vitalidade da economia da região onde está instalado. Se as empresas estão a atravessar períodos difíceis – incompreensivelmente? – vão diminuir investimento em publicidade. Por outro lado, no rol de prioridades do investimento das famílias surgirão maiores argumentos do que a assinatura de um jornal.
A verdade é, apesar disso, ao longo dos últimos vinte meses o número de assinantes do Jornal da Mealhada e o volume de venda do jornal em banca tem aumentado, o que parece justificar-se pela relação de proximidade, pelo sentimento de pertença, pela valorização da notoriedade e da credibilidade que os leitores têm para com o título. Houve muitos que nos preferiram e o Jornal da Mealhada continua a ser o mais lido no concelho da Mealhada e na comunidade mealhadense imigrada e emigrante. A conjuntura económica e circunstâncias locais não permitiram que a facturação em publicidade acompanhasse a subida do número de leitores, mas acreditamos ser facto meramente conjuntural.
Teria sido mais fácil ter transformado o Jornal da Mealhada num semanário com maior amplitude geográfica e procurar novos mercados na Bairrada e, eventualmente, nos concelhos de Mortágua e de Penacova. Essa solução, para além de desvirtuar uma instituição com vinte e cinco anos – somos um jornal assumidamente regionalista e ‘defensor dos interesses do concelho da Mealhada’ –, traria benefícios apenas a curto-prazo, uma vez que a adesão das pessoas de um outro concelho a um jornal com o nome de um município vizinho não passará do limiar de uma curiosidade inicial – mesmo que nesses concelhos não haja uma oferta de qualidade significativa.
Foi por estas razões que arriscámos criar um título completamente novo, o FRONTAL. Porque quisemos que a nossa estratégia de expansão fosse feita com bases sólidas e de futuro, sem quaisquer limitações a médio ou a longo prazo. E a verdade é que o tempo tem-nos dado razão. A adesão dos mortaguenses e dos penacovenses ao FRONTAL foi extraordinária e mesmo em período de sérias dificuldades o título tem-se afirmado e crescido como nem as melhores previsões fariam esperar. Se para os mealhadenses o Jornal da Mealhada é o seu jornal, para muitos penacovenses e mortaguenses o FRONTAL já parte do património da sua terra.
O nosso trabalho – e naturalmente a promoção de uma forma de estar no jornalismo, com sentido cívico e regionalista – duplicou nos últimos doze meses e o número dos leitores que a ele aderiu duplicou também. Procuraremos prosseguir neste caminho, de respeito pelo nosso leitor – pela sua inteligência, pelo seu dinheiro, pelas suas preocupações e opiniões –, sem nos perdermos em resultados imediatos que mais não são do que ilusões momentâneas, e sem nos arrogarmos do papel de evangelizadores de coisa nenhuma. O futuro passa por uma nova realidade administrativa regional – os agrupamentos de centros de saúde, ou a comunidade de municípios (que juntaram a Mealhada a Mortágua e a Penacova, em detrimento de outros municípios, até da Bairrada) mostram que fizemos a escolha certa, que soubemos ver mais longe.
Em época de aniversário, em tempo de alegria, não podemos deixar de exultar o grande esforço de todos os redactores do Jornal da Mealhada, que multiplicaram o seu trabalho de forma absolutamente espectacular, mostrando que as boas equipas não são feitas de outra coisa senão de empenho, de dedicação e de amor ao que se faz. Aos sócios da JM que nos apoiaram, à administração da empresa, aos nossos fornecedores e aos nossos leitores – a todos eles – fica o nosso obrigado pela preferência!

Editorial do Jornal da Mealhada de 26 de Maio de 2010