“Ir à raíz da árvore”
Mensagem Quaresmal de D.Albino Cleto, Bispo de Coimbra, em 2011

A mensagem do Bispo de Coimbra para a Quaresma de 2011 interpela os católicos da diocese para um desafio fundamental num tempo que “não podemos olhar apenas como uma época do calendário, mas sim como resposta corajosa e abençoada a uma necessidade”.
O desafio de Dom Albino é, então, o de responder a essa necessidade. A Necessidade de “endireitar os caminhos da vida social e da Igreja”, “começando pela vida de cada um de nós“, acrescenta.
“Que estes caminhos andam tortos, desviados pelo individualismo, a infidelidade, o apego ao que murcha, todos o sentimos. Para os corrigir, eis a Quaresma, tempo de revisão de vida, de decisões fortes e de ajuda divina; digamos as palavras exactas: tempo de graça para nos convertermos, para ressuscitar“, prossegue o Bispo de Coimbra.
Ou seja, a proposta de Dom Albino para “a necessidade” de “endireitar os caminhos”, agora, nesta Quaresma, aproveitando o “tempo de revisão de vida, de decisões fortes e de ajuda divina”, passa pelos seguintes passos, ou tarefas:
“Um bom exame de consciência à nossa vida. Iluminados pela palavra divina”;
“A prática mais intensa da caridade, sobretudo como resultado de sacrifício pessoal em favor dos irmãos”;

“Retomo a minha advertência para que vivamos a Quaresma centrados no essencial: a conversão a uma vida própria de baptizados, onde o amor a Deus, alimentado na oração, na purificação do pecado e correcção dos defeitos, onde a procura da graça e o amor compreensivo e sacrificado pelo próximo são a fonte de tudo o mais”, refere, ainda, D.Albino.
E conclui: “De facto, marcados pelo utilitarismo e a preferência do pragmático, tão característicos da nossa época, tendemos a viver a Quaresma prioritariamente pela dinamização de campanhas, participação em palestras temáticas, organização de procissões e cerimónias tradicionais. Tudo isso é bom, mas que seja ajuda. Não nos fiquemos na procura dos frutos, saibamos ir à raiz da árvore“.
***
O título original da mensagem de D.Albino Cleto é “Reparte o teu pão”, o nome da campanha de solidariedade que a diocese leva a cabo nesta ocasião. Parece-me, no entanto, – para a minha própria vivência quaresmal -, especialmente interessante o desafio do exame de consciência e do servir os irmãos como forma de “endireitar os caminhos”.
Trata-se de uma mensagem fácil de assimilar por qualquer “homem de boa-vontade”. Um texto denso o suficiente para interpelar todos – crentes e não crentes -, mas muito acessível.

___________________________