Hoje é dia 8 de agosto.



Há muitos anos que não me lembro de estar a trabalhar neste dia. É esquisito estar a trabalhar a 8 de agosto. Consigo fazer uma lista espetacular de coisas que fiz nos 8 de agosto da minha vida. A maior parte delas em ambiente escutista, é certo, mas todas elas espetaculares.

O facto de nos ultimos antos ter tido um 8 de agosto com o meu não-amigo NJ (que faz anos hoje) tem feito com que haja jantarada pela certa, nos sitios mais marcantes do planeta.

Na lista dos meus 8 de agosto especiais posso – de memória (porque tenho uma edição do JM para terminar) – lembrar um magote deles.

Em 8 de agosto de 1987, tinha 8 anos, andava a atravessar a Europa numa Hiace com os meus pais. Não tenho memória para saber onde estaria exactamente neste dia.

Eu nasci para a vida em setembro de 1996… Só a partir daí comecei a viajar em autonomia.

Em 8 de agosto de 1997 estava a preparar-me para a viagem a Macau. Uns dias antes tinha-me candidatado ao Ensino Superior… Devia andar por aí… acho que na Figueira da Foz, com o meu mano Nuno Cruz.

Em 8 de agosto de 1998 também com o Nuno Cruz, mas em pescarias tardias na zona de Idanha. Por aí, certamente.

Em 8 de agosto de 1999 estava a fazer o Interail com o meu irmão Diogo. Estavamos em Barcelona, numa pousada da juventude espetacular, em Monserrate.

Em 8 de agosto de 2000 estava de regresso à Figueira.

Em 8 de agosto de 2001 estava no Jambeiras, a fazer caminheirismo… na Praia do Palheirão.

Em 8 de agosto de 2002 estava a fazer uma viagem à Grã-Bretanha, com o Núcleo Centro-Norte, do CNE. Acho que jantámos em Liverpool, para, nas próximas horas, acordarmos já na velha Escócia.

Em 8 de agosto de 2003 estava na Lagoa da Ervideira, na Zona de Leiria, no Roverway 2003, uma actividade escutista de topo e eu a conhecer o guru João Armando.

Em 8 de agosto de 2004 estava em Budapeste, na Hungria, em Godolo.

Em 8 de agosto de 2005 estava no Jambeiras, no Choupal, o meu primeiro teste de fogo como dirigente do CNE!

Em 8 de agosto de 2006 jantava na cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde, trajado a verdadeiro africano e a ouvir a Internacional num velho liceu colonial.

Em 8 de agosto de 2007 almoçava em Valença, para começar o meu primeiro Caminho de Santiago, primeira noite dormida em Porriño, antes do estoira-vergas!

Em 8 de agosto de 2008 (08.08.08) acordava na Roça de Agua Izé para seguir para São Tomé cidade capital, onde iria jantar na zona de Pantufo, com camisinha a condizer.

Em 8 de agosto de 2009 estava no Jambeiras, em Arganil.

Em 8 de agosto de 2010, era domingo, jantava no Giuseppe e Joaquim, em Coimbra, uma açorda de marisco de ir às lágrimas.

E hoje, 8 de agosto de 2011, aqui estou, a trabalhar!

Vou jantar com a minha esposa, porque tristezas não nos levam a lado nenhum!

Um sms de obrigado – daqui a nada – a todos os que deram 8s de agosto espetaculares!

__________________________