O jornal i de 01.01.13 faz uma análise na secção Zoom, que é bem clarificadora de uma série de coisas que se estão a passar na economia nacional: “Vida de Deputado não fascina empresários.

“Quase não há deputados empresários”, diz o texto de Margarida Bon de Sousa, que assevera: “Investir, criar emprego, pagar salários ao fim do mês são experiências que só três eleitos pelo povo é que assumem” . E “só há um deputado que apresenta como função ‘empreendedor’ no currículo oficial”... mas a verdade é que dos 230 deputados, nenhum coloca como profissão “político”, apesar de muitos nunca terem feito mais nada na vida… E até há deputados (no PS) que são “licenciados em licenciaturas” e “mestre em mestrados”…

Não será preciso (nem desejável) ser médico para ser ministro da Saúde… ou desempregado para ser ministro do Emprego… mas se calhar dava jeito – para não se cometerem atrocidades como a das máquinas novas de faturação em crise, ou a até há bem pouco tempo calamitosa situação dos ex-empresários serem considerados mal-feitores e não terem acesso a compensação por desemprego – haver mais empresários a governar (direta ou indiretamente) o país.