Nasceu no facebook um grupo fechado dos Castelas de Sernadelo, onde vou colocando aqui algumas imagens de antepassados nossos.

Comecei, naturalmente, pela origem, a matriarca dos Castelas de Sernadelo, a avó Emília – mãe do Alexandre, da Eulália, do Hilário, do José e do Paulo.

EMILIA CARVALHO (ou Carvalha), também conhecida como EMILIA DE JESUS CASTELLA, ou EMILIA DO BENTO, nasceu em Sernadelo em 1 de julho de 1869, foi batizada doze dias depois, na Igreja da Vacariça. Era filha de Bento Carvalho, lavrador, e de Rosa da Fonte. Todos naturais de Sernadelo onde residiam. Emília casou-se com Alfredo Rodrigues Castella, da Póvoa da Mealhada, carpinteiro, em 8 de Agosto de 1896, e os dois vieram para Sernadelo, para o alto da sobreira, onde viveram o resto dos seus dias. Foi deste casamento que nasceu toda a linhagem dos Castelas de Sernadelo.
A avó Emilia morreu em Sernadelo em 15 de janeiro de 1959, com oitenta e nove anos.

Nalguns sítios, como a campa da própria, está escrito o seu nome como EMILIA CARVALHA, que se justifica pelo apelido do pai – Carvalho – havendo o hábito de as filhas ficarem com o nome do pai… no feminino. Esta é, portanto, a terceira versão do nome da mesma pessoa – EMILIA CARVALHO, EMILIA CARVALHA e EMILIA DE JESUS CASTELA. Em Sernadelo era conhecida como a Ti’ Emília do Bento.