α 
Dia 22 de fevereiro é o Dia Internacional do Maçon. O dia escolhido em 1994 para assinalar o dia do aniversário do nascimento de George Washington, em 1732. Curiosamente, 22 de fevereiro é, também a data de nascimento de Robert Baden-Powell, fundador do Escutismo. E qual é “o mais intrigante assunto dentro do movimento escutista”? Precisamente o saber se o fundador do escutismo foi ou não foi maçon.
β
Xanana Gusmão é um herói da resistência timorense. Ninguém põe isso em causa. Mas tem uma visão pouco ortodoxa da Democracia.
Em abril de 2002 candidatou-se a Presidente da República de Timor e foi eleito. Em 2007 entendeu que não haveria de recandidatar-se e considerou que seria preferível candidatar-se às eleições legislativas. Fundou um partido, CNRT – Conselho Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste, e candidatou-se às eleições de 2007. Em agosto de 2007 o CNRT não foi o partido mais votado, mas Xanana formou uma coligação pós-eleitoral (CNRT/FM/PD) e tornou-se primeiro-ministro.
Em janeiro de 2015 Xanana declara que vai deixar o cargo de primeiro-ministro e decreta que o seu sucessor vai ser Rui Araújo, da FRETILIN, o maior partido da oposição e não integrante da coligação que tem suportado o Governo. Segundo Ramos Horta, esta estratégia de Xanana está há muito pensada e trata-se de uma sucessão da geração de 1975 para a “geração de Santa Cruz”.
O herói Xanana, primeiro presidente, o primeiro-ministro que mais anos governou, vai ser agora ministro do V Governo, liderado pelo homem que escolheu de um partido que não é o seu…
O processo é formalmente democrático porque resulta de eleições… o processo é independente porque Xanana considera que há outra pessoa melhor num partido diferente e na oposição ao seu governo… mas a verdade é que a escolha é sempre do pai da pátria… e apenas dele… e isso é ditadura!

γ
Em Espanha, o Rei Filipe VI decidiu baixar o seu salário em
20%.. Vai receber anualmente €234.204, menos €58.548 euros que o seu pai Juan
Carlos.