α 

O avô Hilário faria hoje 110 anos. O Ti’ Hilarito era um figurão. Durante metade da vida não teve nada e foi feliz, na outra metade teve tudo – incluindo duas taludas na lotaria – e viveu a mais completa das infelicidades. Um grande homem de palmo e meio.
β
Numa coisa Tsipras e os gregos têm razão: Há regras democráticas que têm de ser respeitadas e os acordos financeiros e de apoio financeiro não podem ser uma ingerências nos países apoiados. Veja-se o caso do apoio do FMI à Ucrânia

Tudo bem que o FMI empreste 17,5 mil milhões de dolares e daí queira algumas garantias… mas parece demasiado exigirem por exemplo, a privatização do sector energético da Ucrania. Isso já entra no domínio do ideológico. O FMI não pode – em troca do apoio a uma país em guerra – exigir que o país ofereça os aneis e assume uma agenda ideológica diferente daquela que os cidadãos escolheram para o seu futuro. Há limites!
γ

O vulcão da ilha da Reunião, onde estive há dois meses, o Piton de la Fournaise, está em erupção desde o dia 4 de fevereiro. Não posso deixar de dar uma palavra de solidariedade a todos os amigos reuneses que nos receberam tão bem.