ncc

Acredito, sinceramente, que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3,1). Na nossa região, houve um tempo para unir e há um tempo para construir. Houve um tempo para voltar a sentir e há um tempo para convergir. Houve um tempo para SER e agora é o tempo de SEGUiR.
Nos últimos três anos, sob a liderança do Roaz, acreditamos ter conseguido cumprir os propósitos com que nos tínhamos comprometido em fevereiro de 2013. Fomos até além disso,
nomeadamente com a concretização da compra da sede regional, verdadeira Casa da Região e de todos os escuteiros.
Perante o desafio de SEGUiR, perante o convite de um homem extraordinário – e apenas por causa disso – não havia como dizer que não, perante o ainda tanto que há a fazer. Se fizemos as pazes connosco próprios, se voltámos a sentir as cores da região com sentimento de pertença, é agora a altura de convergirmos na unidade, como corpo regional, como membros de um mesmo ente vivo.
O desafio que me foi lançado pelo Roaz foi o de garantir a dinâmica interna da estrutura regional no cumprimento dos seus compromissos – o Plano e a Acção –, mas também uma nova dinâmica, verdadeiramente revolucionária e inovadora na nossa região que é o Suporte. E o Roaz (e Deus também) sabem o que vale para mim um desafio inovador e revolucionário.
Dar aos agrupamentos e aos núcleos o apoio necessário para uma melhor vivência do escutismo ao nível local, acompanhar o trabalho da base, em cada paróquia onde já existe e onde poderá vir a existir um agrupamento de escuteiros é algo que assumo como missão, se formos eleitos em 19 de junho. Dar aos pais e encarregados de educação e a todas as comunidades a garantia de que o escutismo praticado no agrupamento dos seus filhos é uma fonte de educação e de valorização pessoal para as crianças e jovens é algo que todos, coletivamente, temos de assumir. E a Junta Regional de Coimbra quer fazê-lo. Com Amor, com Esperança e com Fé. Abrindo os nossos corações aos outros, Reunindo a unidade dos nossos valores e Indo no caminho de encontro com o que é justo e perfeito: o Pai.