Brexit01#01
Correcção n.º1… Os ingleses e os galeses votaram pela saída… os escoceses e os irlandeses pela permanência. Como sempre, os Bravehearts são melhores, mas são os Longshanks que ganham.

#02
Os britânicos nunca estiveram de corpo e alma na UE. Sempre se sentiram superiores, sempre procuraram vetar, impedir o aprofundamento das relações europeias. No fundo, sempre olharam para os outros paises da UE como CLIENTES e nunca como parceiros. Hoje é um dia triste. Mas confesso que tenho mais pena dos Britânicos do que dos Europeus.

#03
Um óptimo dia – de São João Baptista – para refundar a União Europeia. Para definirmos todos ao que vamos e até que ponto é importante, para nós, a coesão e funcionarmos como bloco geopolitico, geoestratégico e geoeconómico. Ontem ficou claro que a União Europeia não precisa de crescer para fora, não precisa de alargar território (especialmente para fora da Europa). A UE precisa de aprofundar-se e crescer cá dentro, com mais solidariedade, mais igualdade entre Estados soberanos, com rumo, com lideranças. “Um óptimo dia hoje”, diria Churchill – acredito eu.

#04
Junker está a responder em francês a uma jornalista britânica numa conferencia de imprensa em Bruxelas. A primeira-ministra da Escócia está a discursar numa sala onde se vê a bandeira da Escócia (com a cruz de Santo André) e a bandeira europeia das 12 estrelas.
Sinais?

#05
Johnson e Farage querem um UK com voz própria porque ainda vêem a Brittania como o império onde o sol nunca se põe. O que não vêem, nem sequer pressentem é que o UK deles, desde hoje de manhã não é mais que a ‘Litle England’. Uma ‘Litle England’ que só tem a importância que lhe dão…

#06
A primeira razão (a segunda foi o lucro financeiro) para os ingleses decidirem integrar a CEE, em 1973 foi a concretização da máxima de Sun Tzu, Maquiavel e Corleonne: “Keep your friends close and your enemies closer”. Ontem decidiram quebrar com isso… Vamos ver o que dá…

*apontamentos do Facebook