A 1 de outubro celebrámos o Dia Internacional do Idoso com uma festa que juntou mais de duzentos idosos de todas as IPSS do concelho da Mealhada com a valência da Terceira Idade. Não é fácil comemorar esta data sem cair, por um lado, na infantilização, e por outro num ambiente de tristeza e depressão, associada à noção exacta de um ocaso de vida.

Conseguimos evitar os dois extremos e fazer, exactamente, da data uma celebração. Houve momentos, naturalmente, em que as palavras podiam levar-nos a interpretar um saudosismo que naufraga, uma vida cumprida que espera o desenlace pós-climax. Mas foram apenas laivos, apenas momentos, apenas desabafos laterais.

É muito difícil ser velho no Mundo de hoje. Lembro-me de um texto do Baptista Bastos que me foi lido há uns tempos e que o mostra claramente. Uma história quotidiana e verosímil que chega a agredir de tão crua.

Hoje celebrámos a Vida. Celebrámos o Legado. Celebrámos o Testemunho.

Obrigado pela vossa vida na minha vida.

Obrigado, ainda, e de modo muito especial a todos os que trabalham nas IPSS com os nossos idosos. São filhos e netos por nós. São o apoio que nós não conseguimos ser. São. Na dureza de uma palavra curta e grossa. Na crueldade de uma não-rima com o que se impunha mas não é possível: o Sim das Famílias.

Obrigado. E Viva a Vida!

[2425.]

Diário de um Autarca #349