Ao som de «Wonderful World», por Lous Armstrong, 1967

[2496.] ao #15569.º

Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, na cerimónia de atribuição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade – ao Pacto de Autarcas – Global Covenant of Mayors -, em Glasgow, garantia que o sucesso de Portugal em relação à vacinação – ao que parece ser um grande feito dos portugueses, já citado na WebSummit e agora na COP26 -, se deve ao facto de em Portugal as pessoas confiarem na Ciência e, acima de tudo, confiarem umas nas outras. E é essa confiança que para o vice-presidente da Comissão Europeia – holandês – apresenta como o elemento que nos distingue de outras velhas nações europeias e mundiais.

No mesmo dia, o candidato a Primeiro-Ministro Paulo Rangel, desafia o Governo a voltar a requisitar Gouveia e Melo para coordenar a vacinação em Portugal – a terceira toma e a vacinação da Gripe – porque «Bastou saírem o vice-almirante e as forças armadas para imediatamente entrarmos outra vez em rutura»…

É curioso: Afinal o Segredo para Portugal ser o 4.º país do Mundo com maior percentagem de população vacinada (e o 1.º da Europa) não é – para os políticos portugueses – a confiança uns nos outros e na Ciência, mas sim o génio do sebastiânico vice-Almirante Gouveia e Melo – como pensam os estrangeiros que nos observam!

Para alguns políticos, nunca somos bons como Povo… só prestamos quando temos algum Dom Sebastião que nos lidere! Fico sempre com a sensação de que esses políticos citam outros para se valorizarem a si pessoalmente…