Ao som de «Yes We Can», por Will I Am e Obama

[2500.] ao #15573.º

Da COP26 resultou hoje, na vigésima quinta hora, um acordo. Foi bom ter havido acordo. Já houve COP’s em que tal não foi possível. A pandemia e o Trumpismo talvez tenham conseguido mostrar ao concerto das Nações que o multilateralismo não é a melhor opção… é a única!

Festejada a existência de Acordo, urge refletir: Alcançou-se o ‘Acordo Possível’. Mas conseguiu-se um ‘Acordo Imperfeito’ – é a classificação da maior parte dos jornais portugueses -. Chegámos, então, e porém, ao momento em que o melhor possível não chega! É melhor que nada… mas é pouco!

Parece-me que os líderes mundiais podem estar ofuscados por uma de três ideias alternativas.

1) Acreditam tanto na ciência (talvez se chame mesmo Fé) que – como nos filmes do fim dos mundo – ainda surja um herói capaz de, num golpe de mestre e no último momento, impeça a catástrofe de acontecer;

2) Acham que toda esta questão da Crise Climática é uma treta mas não são capazes de o assumir perante o eleitorado global (e o seu eleitorado em concreto). Honrosa excepção talvez para os Bolsonaros deste planeta onde as florestas não ardem por serem húmidas… porque pensam isto, e assumem-no!

3) Sabem que a situação é grave, mas acreditam que o pior não vai acontecer no seu turno. E quem cá estiver que se amanhe… sendo que até lá não vão colocar em causa a economia e o sucesso imediato.