Mil Carateres #05 – Publicado no Jornal da Mealhada de 19JAN22

[2533.] ao #15641.º

A pandemia está fora do debate para as Legislativas de 30 de janeiro. Na segunda-feira, no debate com todos os líderes, o assunto nem sequer foi abordado. Falou-se de recuperação económica, do Serviço Nacional de Saúde, mas do elefante no meio da sala, da pandemia e do que há ainda a fazer para a combater – o tema da vacinação, da testagem, da estratégia de acompanhamento, do quotidiano do trabalho e do convívio – nada foi falado.
Há entre os candidatos o ‘Complexo Churchill’. Em julho de 1945, ainda antes do fim oficial da 2.ª Guerra Mundial, mas já depois da capitulação da Alemanha, Winston Churchill, o herói político da Guerra, foi a votos e perdeu. Churchill simbolizava a guerra, a guerra ganha, mas a guerra. E afastá-lo seria a melhor forma de afastar a guerra e a memória da guerra.
Nas Democracias Ocidentais estamos a assistir a uma situação parecida. Viu-se nas eleições autárquicas portuguesas, por exemplo: Câmaras que priorizaram o combate à pandemia, com ações concretas e reais de grande intervenção, foram derrotadas e substituídas por opções que quase negam a existência da pandemia.
As candidaturas querem evitar isso… então falam o menos possível da ‘guerra’. À cautela!