Amélia de Orleães
(1865 – 1951)
Ultima rainha de Portugal

Uma grande mulher. Provavelmente a principal figura da última corte portuguesa. Sublinhamos, hoje, a coragem de uma mãe que sobreviveu aos filhos. Ao filho nascido para ser rei, Luís Filipe, e ao filho que não nascendo para isso foi o último rei de Portugal.
Manuel de Bragança morreu faz hoje 78 anos. E como deve ter sido dificil para esta mulher aguentar essa finalissima perda.

A Rainha Dona Amélia é uma espécie de mãe do Bussaco, na terceira idade deste espaço. Ela sim devia ser homenageada no Bussaco – a 28 de Setembro, dia em que nasceu, ou a 25 de Outubro, data da sua morte -, mesmo em aniversário da República. Porque também se elogia a República quando se compreende e homenageia os que a antecederam, porque ser republicano é ser justo, fraterno, solidário e igualitarista.
O Bussaco foi um dos locais que exigiu visitar na última visita que fez a Portugal, em 1945. Pediu algumas das pessoas que viviam em Luso, e das quais se recordava, que a fossem visitar ao Palace, onde as homenageou com a sua simpatia.

ADENDA A 03.07.10
Uma das homenagens interessantes que podia ser prestada a Dona Amélia de Orleães era dar o seu nome ao prémio de poesia que a Fundação Mata do Bussaco e a Câmara Municipal da Mealhada criaram recentemente. A Rainha era uma mulher de cultura e certamente enobreceria o prémio com a sua evocação.