é dia de

SÃO TOMÉ

Padroeiro dos pedreiros, da India e do Paquistão, o apóstolo incrédulo só reconheceu a ressureição de Cristo depois de ter colocado os seus dedos nas feridas. “Ver para crer” é dito antigo e facilmente ligado a São Tomé.

Depois do Pentecostes os apóstolos partiram para os quatro cantos do mundo para evangelizar. São Tomé foi para a India e lá foi martirizado. Segundo algumas teses Tomé significa gémeo, pelo que este apóstolo seria irmão de outro dos apostolos. Outra tese muito mais polémica, garante que Jesus Cristo, depois de ter ressuscitado, nunca terá “ascendido” aos Céus, pelo que teria acompanhado Tomé na evangelização à India.

Na iconografia, São Tomé é retratado como um homem (os ortodoxos representam-no sempre jovem) com um rolo de pergaminho – sinal do apostulado (quando aberto tem as palavras “Meu Senhor e Meu Deus” – que terão sido as palavras que disse depois de confirmar e enfiar o dedo nas feridas de Jesus). Tem também uma lança, sinal do seu martirio, um esquadro, por ter sido pedreiro e o dedo erecto – o indicador com que penetrou nas feridas de Cristo.

São Tomé é orago na aldeia de Barcouço, no concelho da Mealhada. E tem a ele dedicada uma capela, na entrada nascente da localidade, próximo do cemitério.

O mês de Julho é rico nas solenidades de figuras importantes do Cristianismo. São Tomé é o primeiro destas referências em Julho.