Hoje começou o ROVER 2010!

O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação de jovens de Portugal. É um facto. Sendo portuguesa – e “0 Escuta é filho de Portugal e bom cidadão” – tem todas as características de uma instituição portuguesa. É conservadora, é resistente à mudança, prefere a estabilidade do que está comprovadamente certo à incerteza do que pode correr bem… ou não.

Nos quase setenta mil membros que ‘encorpora’ há conservadores, mas também há progressistas, que talvez por isso tenham energia para procurar inovar e ‘ir mais além’ (curiosamente uma ideia que é lema na família escutista).
Como também é democrática, a associação escolhe quem a deve dirigir e qual a sua estratégia, respeitando os pontos de vista de quem é eleito em relação a todos os assuntos que estarão na sua esfera de competências.
Tudo isto para dizer que começa hoje o Rover 2010. A actividade nacional de caminheiros, especificamente para caminheiros. A actividade que dá sequência ao Rover 2001… que aconteceu há nove anos!
Depois do XIX Acampamento Nacional do CNE, em Valado de Frades, na Nazaré, de 4 a 10 de Agosto de 2007, entendeu o CNE que seria preferível os caminheiros terem uma actividade especifica para eles que substituiria a participação – com campo próprio – nos Acampamentos Nacionais. Não interessará estar agora a aprofundar as razões que terão levado a tal decisão, mas a verdade é que ela foi tomada e faz sentido. Os caminheiros têm um tipo de actividade tipica que logisticamente acaba por ser desapropriada para o que se entende ser objectivo do acampamento nacional do CNE.
Foi nesse contexto que se realizou o Rover 2001, que terminou na Drave, que mais tarde se tornaria a Base Nacional da IV Secção, e que no ano seguinte, em Agosto de 2002 se realizou o Acampamento Nacional de Santa Margarida, na região de Santarém, já sem a participação dos caminheiros.
A avaliação de ambas as actividades foi positiva e a ponderação da medida foi de que deveria continuar. A actividade deveria ter sido repetida em 2005 (o Rover realizar-se-ia, como o ACANAC, de 4 em 4 anos) e chegou a ser constituída uma equipa-projecto. O secretário-pedagógico nacional à época era João Armando (o pai do Rover 2001), e o coordenador da equipa pedagógica da IV secção era Jorge Noro, o ‘Pituca’ – que transitava do departamento regional de Coimbra da mesma secção. Tive a honra de integrar esta equipa-projecto, acompanhado de escuteiros de grande mérito (lembro-me do Paulo Valdez, da Tuxa, do Paulo Peres, do Tojó…). A verdade é que a Junta Central demitiu-se poucas semanas depois de termos começado a trabalhar e a nova Junta – curiosamente liderada pelo mesmo dirigente, o chefe Lidington, que acumulava a secretaria pedagógica – meteu o Rover 2005 na gaveta.
O Acanac deveria ter-se realizado em 2006, mas como 2007 era o ano do primeiro centenário do escutismo a actividade foi adiada um ano. Como era ano de aniversário, entendeu o CNE voltar a juntar as quatro secções e realizar, no Monte Trigo, em Idanha-a-Nova, o XXI Acampamento Nacional com todas as secções. Justificava-se, até porque não havia, à data, uma actividade nacional de caminheiros há seis anos.
É nesse contexto que surge, agora, o Rover 2010. Deveria haver Acanac em 2011, foi, no entanto, adiado para 2012, e este seria ano de Rover.
Dar seguimento, continuidade, a uma actividade que foi pensada há dez anos não é tarefa fácil. Mobilizar e pôr a mexer uma estrutura mastodôntica como é o CNE não é mesmo nada fácil.

Levar este “facho a arder na noite escura”, independentemente da avaliação que a actividade em si possa trazer, merece que se deixe uma palavra de grande agradecimento à Diana Cardoso e à sua equipa e ao Pedro Vasconcelos, que aceitaram este enorme …desafio.

Depois do Rover 2001, há 9 anos, nunca mais ninguém conseguiu realizar o que foi sonhado há mais de uma década. Nunca mais. Digo isto eu, que fiz parte de uma equipa projecto que tinha como missão organizar o Rover 2004 ou 2005 (já nem me l…embro).Sonhar pode ser fácil, mas ser obreiro do sonho é grandioso e eles ganharam. Já. Porque venceram resistências, moveram pedregulhos e no dia 15 deixarão o tal facho a arder… que só será aceite por quem for feito da mesma cepa!